10 coisas que não sabia sobre a Branca de Neve

Sugestões
Alegro Alfragide

por Bruna Pereira

Que era muito bonita? Que tinha uma madrasta malvada que falava sozinha com um espelho? Que foi uma das primeiras princesas da Disney? Que até dia 10 de janeiro vai patinar em cima do gelo no parque exterior do Centro Comercial Alegro Alfragide?

Teste os seus conhecimentos nesta lista de 10 curiosidades sobre uma das mais belas histórias de encantar de todos os tempos:

1 – Quem é o autor do conto?

O conto de fadas que dá a conhecer a personagem da Branca de Neve e os sete anões tem origem na tradição oral alemã, tendo sido compilado e publicado posteriormente pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, em 1812.

2 – Por que é que a Branca de Neve é tão branca?
Segundo o relato dos Irmãos Grimm, porque foi este o desejo da rainha sua mãe, formulado enquanto esta costurava num dia de inverno e, sem querer, picou os dedos com a agulha, vendo gotas de sangue caírem sobre a neve. Vendo aquelas cores, a rainha imediatamente quis ser mãe de uma menina que fosse branca como a neve, tivesse os lábios vermelhos como o sangue e os cabelos negros como o ébano.

3 – A Branca de Neve é uma princesa Disney?
A Branca de Neve foi uma das primeiras princesas Disney, tendo aparecido na famosa longa-metragem “Branca de Neve e os sete anões”, de 1937. O sucesso do filme valeu-lhe um Óscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e os seus lucros de bilheteira serviram para a construção dos Walt Disney Studios, sediados ainda hoje na Califórnia.

4 – Há uma estrela da fama dedicada à Branca de Neve?
Por ser uma das mais adoradas personagens da Disney, a Branca de Neve teve direito a uma estrela cor-de-rosa no Hollywood Walk of Fame, localizado na Avenida Hollywood Boulevard, em Los Angeles. A princesa figura juntamente com outras estrelas do entretenimento musical, televisivo e cinematográfico de carne e osso.

5 – Porque é que os anões tinham aqueles nomes?
Originalmente não tinham nomes, mas depois do filme da Disney de 1937 ficamos a saber que os anões se passaram a chamar, segundo a tradução portuguesa: Soneca, Tímido, Feliz, Atchim, Sabichão, Zangado e Mudo, sendo este último o único dos anões que não possui barba.

6 – A Branca de Neve conquistou o coração de Hitler?
É verdade. O filme “A Branca de Neve e os sete Anões”, juntamente com “King Kong” e “Serenata ao Sol”, era um dos favoritos de Adolf Hitler – que, curiosamente, antes de se tornar num infame ditador tinha sido um aspirante a artista.

7 – Por que é que a madrasta tem como confidente um espelho?
Além de malvada, a madrasta é uma personagem egoísta e invejosa, tendo como objetivo de vida ser a mulher mais bela de todas. O espelho é um símbolo de beleza, mas simultaneamente de narcisismo – e Narciso é a personagem mitológica que se apaixonou pela sua própria imagem refletida nas águas, recorda o psicólogo Bruno Bettelheim, no seu livro “Psicanálise dos Contos de Fadas”.

8 – Por que é que a fruta envenenada é uma maçã?
A maçã é o fruto conotado com o perigo e a tentação, tendo esta simbologia sido usado variadas vezes em relatos mitológicos e religiosos – da Guerra de Tróia ao pecado original descrito na Bíblia, por exemplo.

9 – Como consegue manter a atualidade uma história tão antiga?
Ao dar conta de uma personagem tão bondosa, corajosa, inocente e bonita por fora e por dentro, a história da Branca de Neve torna-se intemporal e modelo para muitas crianças, geração atrás de geração. As restantes personagens da história são também elas muito ricas, surgindo a cada passo filmes sobre o assunto – os mais recentes são "Branca de Neve e o caçador", de 2012 e "Espelho, espelho meu. Há alguém mais gira do que eu?", do mesmo ano e protagonizado por Julia Roberts.

10 – Por que é que não pode perder o musical “Branca de Neve no Gelo”?
Porque é uma oportunidade única de assistir à magia de uma história intemporal na época mais mágica do ano: o Natal. Além disso, porque é a primeira vez que o espetáculo “A Branca de Neve no Gelo” chega a Lisboa, com um elenco de luxo que inclui Isaac Alfaiate (o príncipe), Maria Henrique (a rainha) ou Afonso Vilela (o caçador).

Até dia 10 de janeiro, não deixe fugir esta oportunidade de ver A Branca de Neve no Gelo – sabendo que também poderá calçar uns patins na pista de gelo que preparámos especialmente para si na Praça Principal do Alegro Alfragide. Para mais informações sobre o espetáculo, visite já o site e o Facebook oficial, em www.abrancadenevenogelo.com e www.facebook.com/abrancadenevenogelo.

Bilhetes disponíveis na ticketline

Tags
  • alfragide
  • alegro
  • Branca de neve de Gelo
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais