10 Sementes que vão revolucionar a sua Saúde

Sugestões
Alegro

por Bruna Pereira

Embora prevaleçam na nossa gastronomia os frutos, as leguminosas ou mesmo as farinhas que delas resultam, é nas sementes que se encontram algumas das mais nutritivas propriedades alimentares. Descubra como diminuir níveis de colesterol, inflamações, insónias e sobrepeso com recurso a 10 sementes verdadeiramente mágicas:

1 – Girassol: Graças aos elevados níveis de vitamina E, fito esteroides e magnésio que possuem as suas sementes, o girassol funciona como um poderoso antioxidante, relaxador muscular e anti-inflamatório, revela o Livestrong.com, podendo os seus benefícios estender-se à redução dos níveis de colesterol e ao alívio da tensão pré-menstrual.

2– Quinoa: Os seus trunfos nutricionais são tantos (entre eles as proteínas, os minerais, os aminoácidos, os hidratos de carbono ou as fibras), que a quinoa é considerada um dos alimentos vegetais mais completos. Entre os seus benefícios estão o aumento da absorção de cálcio pelos ossos, a estimulação da memória e da concentração e multiplicação da sensação de felicidade, sublinha o Greatist.com.

3 – Linhaça: As suas sementes são uma fonte de ácidos gordos ómega 3 e 6 incrível, pelo que os seus benefícios passam pelo controlo da diabetes, a regulação do trânsito intestinal e o bom funcionamento cardiovascular, onde se inclui, sobretudo, o combate do “mau” colesterol, acrescenta a NutritionFacts.org.

4 – Cânhamo: Ricas em proteína vegetal, aminoácidos, minerais, vitaminas, fibras e ácidos gordos essenciais, as sementes de cânhamo são importantes na regulação da pressão arterial, na manutenção do sistema cardiovascular, no reforço da imunidade e no combate à inflamação, segundo o Leafscience.com.

5 – Amaranto: As proteínas, minerais, vitaminas e aminoácidos que fazem parte da sua composição tornam as suas sementes um poderoso escudo contra a pressão arterial, o colesterol, a prisão de ventre e os radicais livres que envelhecem o organismo, explica o Organicfacts.net.

6 – Papoila: Usadas tanto na alimentação como na medicina alternativa, as sementes de papoila são altamente reconhecidas pelo seu efeito calmante (ideal para resolver casos de nervosismo, depressão, insónia ou ansiedade), afrodisíaco e aliviador de tosse e bronquite, afirma o portal Valuefood.info. Na sua composição encontram-se minerais, vitaminas e fibras.

7 – Chia: Por serem ricas em vitaminas, fibras e minerais (fósforo, magnésio, cálcio, potássio, ferro, entre outros), as suas sementes servem para combater a saciedade, regular o trânsito intestinal e tratar, igualmente, doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, a falta de energia e o envelhecimento precoce, revela a Authoritynutrition.com.

8 – Abóbora: Ricas em carotenoides, triptofano, fibras, vitamina A e magnésio, as sementes de abóbora são ideais para combater o desgaste ósseo e muscular, as doenças intestinais e as imperfeições da pele, possuindo ainda um efeito calmante e regenerador natural, conforme avança o Healthupdates.in.

9 – Sésamo/Gergelim: Usadas, principalmente, para a regulação do trânsito intestinal, estas sementes ajudam também a reduzir os níveis de colesterol, equilibram a pressão arterial, apresentam benefícios antioxidantes e previnem doenças ósseas, refere o Naturalsociety.com. A nível nutricional, são fonte de cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B e alguns aminoácidos, como a metionina.

10 – Mostarda: Por terem na sua composição ácidos gordos, proteínas, vitaminas e minerais (cálcio, ferro, selénio, zinco, entre outros), as sementes de mostrada são bastante eficazes no tratamento de inflamações musculares, no alívio de problemas respiratórios e sintomas de menopausa, na eliminação de calorias e na prevenção de determinados cancros, nomeadamente o da bexiga, sublinha o Naturalnews.com.

Visite as lojas Celeiro (Alegro Alfragide), Celeiro da Saúde (Alegro Castelo Branco), Naturloja (Alegro Setúbal) e também o hipermercado Jumbo (Alegro Alfragide e Alegro Setúbal), onde encontra estas e outras sementes essenciais a uma dieta saudável e equilibrada. Experimente ainda a sua versão em granola – uma mistura de sementes com frutos secos, cereais e flocos altamente nutritiva e ideal para pequenos-almoços e lanches.

Tags
  • alfragide
  • castelo branco
  • setubal
  • alegro
  • Celeiro
  • Naturloja
  • sementes
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais