6 Dicas para manter uma alimentação saudável no Verão!

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por Catarina Beato

Publicado em 18/07/2017

Verão. Férias. Jantaradas. Bolas de berlim. Gelados. Quando saímos da nossa rotina normal e entramos no tão desejado modo férias é fácil cair em tentações. Isto não tem nada de mal, atenção. Acho que devemos aproveitar bem esta fase do ano e fazer aquilo que nos dá prazer mas é importante fazê-lo de forma consciente. É importante ouvir o corpo. É importante dar-lhe aquilo que ele precisa.

E porque voltar de férias é também sinónimo de ganhar alguns quilos, deixo aqui seis dicas que ajudam a manter uma alimentação saudável, minimizando o risco deste drama. É só tomar nota e seguir.

1. Levar snacks nas viagens
esqueçam as bombas de gasolina e os cafés da auto-estrada. Esqueçam também os espaços de venda de comida nos aeroportos. Todas as opções são pouco favoráveis à nossa saúde e pouco indicadas para manter um peso saudável. O conselho é simples: preparem tudo em casa. Apostem em cookies saudáveis, bolinhas energéticas ou chips de legumes e batata-doce. Podem ainda escolher iogurtes e peças de fruta. O mesmo se aplica às idas para a praia!

2. Apostar em alimentos ricos em água [como a fruta]
No verão é essencial reforçar a hidratação porque, com o calor, perdemos mais água. Apostar em alimentos ricos em água é um truque que funciona em modo dois em um: hidratamo-nos e ficamos mais saciados e sem fome. A fruta é uma das melhores opções para o verão porque é fresca e pouco pesada. A melancia é uma boa aposta porque que é o fruto mais rico em água e menos calórico.

3. Fazer gelados em casa
Gelados, essa grande tentação do verão. Não vos vou dizer para excluírem esta opção das vossas vidas [seria muito injusto], mas vou dar-vos uma alternativa para não caírem [tantas vezes] na tentação. Façam gelados em casa, à base de fruta e água. São frescos, saborosos e saudáveis.

4. Deixar os refrigerantes de parte - ter chá gelado sempre por perto
Com o calor temos tendência para pedir bebidas frescas. Vamos aproveitar para hidratar e consumir componentes importantes, de forma fresca. Neste ponto acho que vale a pena referir que muitas vezes confundimos fome com sede. Assim, é importante consumir líquidos de forma correta. Ter muito chá cheio de gelo, água com gelo e limão ou até água simples.

5. Fazer várias e pequenas refeições  [e apostar em saladas]
No verão, com o calor, comidas pesadas não são tão apetecíveis como no inverno. É importante nunca ficar demasiadas horas sem comer, porque, quanto mais fome, mais asneiras. O conselho passa por misturar vários snacks com pratos nutricionalmente equilibrados mas mais leves.

6. Não ser demasiado rigoroso
Por último e muito importante: sermos conscientes da nossa alimentação e não sermos demasiado exigentes. Verão é também sinónimo de férias. Querem comer uma bola de berlim? Comam! Um gelado? Também. Façam-no, apenas, de forma equilibrada, com consciência e sem grandes abusos. Não vai acontecer nada de mal. Prometo! e boas férias!

por Catarina Beato do blog Dias de uma Princesa

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  • catarina beato
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  • alimentação saudável
  • alimentação no verão
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