Ver todos os artigos Let´s Talk

Lifestyle

Vitamina D: onde encontrá-la e quais os seus benefícios

1 Julho, 2017 Bloggers Convidados

Vitamina D: onde encontrá-la e quais os seus benefícios
Uma alimentação saudável, diversificada e completa é fundamental, mas, às vezes não é tudo. A vitamina D, por exemplo, é obtida principalmente através do sol. Esta vitamina é necessária para regular inúmeras funções em vários órgãos (praticamente todas as células têm receptores) e existe uma relação directa com a absorção de cálcio. A sua carência está relacionada com desenvolvimento de vários tipos de doenças: auto-imunes, depressão, cancros, diabetes tipo II, doenças músculo-esqueléticas, doenças infecciosas (gripes), etc.
Sabendo que Portugal é um país cheio de luz pensamos que não temos falta de vitamina D, mas isso não acontece, aliás apenas uma pequena parte da população tem os níveis necessários de vitamina D.

A Chef Joana Moura - http://www.jocooking.com/sobre-mim - que, para além de cozinhar de forma divinal, é uma estudiosa sobre tudo o que está relacionado com os nutrientes e a forma como os gerimos, explica-nos porquê.

"Portugal está a uma latitude acima dos 30ºN e nos meses de Inverno (Dezembro a Fevereiro), a radiação UV(B) não chega na frequência correcta para que haja uma síntese adequada da vitamina D. De qualquer forma, para uma pele tipo médio (III), a exposição solar diária (com braços e pernas destapados) para atingir os níveis adequados de vitamina D, teria de ser entre 20-30 minutos (entre as 10-13h). Mas quem é que se expõe todos os dias ao sol este tempo e de braços e pernas destapados (sem o uso de protector solar)? Atenção que para as crianças o tempo de exposição seria menor. O tipo de pele, raça e idade, influenciam o tempo de exposição ao sol, para a obtenção dos valores óptimos no nosso reservatório de vitamina D.

Onde encontrar vitamina D, principalmente durante os meses de Inverno?

Através da alimentação, o que nem sempre é fácil (os alimentos ricos em vitamina D são: óleos de fígado de peixe, salmão selvagem, sardinha, bacalhau, cavala, fígado e ovo) ou através de suplementação. Esta, parece-me essencial durante os meses de Inverno, sendo necessário uma avaliação dos valores de vitamina D actuais, de forma a que seja feito um doseamento adequado e por um técnico de saúde. Claro que, a partir de Março (para Portugal) podemos beneficiar da terapêutica com exposição solar regular que, para além da vitamina D, tem muitos outros benefícios!"

Por Catarina Beato do Blog "Dias de uma Princesa"
Bloggers Convidados

Bloggers Convidados

Conhece todos os posts

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados