A importância dos cuidados da pele na maquilhagem

Bloggers
Alegro

Por the Pink Lemonade

Quando falamos em maquilhagem as primeiras palavras que vos veiem á cabeça são provavelmente base, eyeliner, corretor, batom etc etc. Contudo antes de começarmos a maquilhar devemos sempre ter em conta a área sobre a qual vamos aplicar os produtos, a pele do nosso rosto.

Costumo explicar que a pele funciona na maquilhagem como a tela da nossa “pintura” e quanto melhor for o estado da mesma melhor será o resultado final. Obviamente que os produtos que aplicamos influenciam bastante a saúde e o aspecto da nossa pele. Para a mantermos bonita e bem cuidada devemos seguir alguns passos e ter algumas noções de como o fazer.

1 Limpar
2 Alimentação, Água e Desporto
3 Hidratar
4 Proteger com SPF
5 Gadgets de Beleza
6 Esfoliar

1 Limpar
Este passo é fundamental, quer se maquilhem ou não devem limpar todos os dias de manhã e à noite a pele, durante o dia ao andarmos na rua estamos expostos a agressões externas, sujidade e poluição que se vão depositando na nossa pele. Para peles sensíveis, normais, mista sou oleosas podem optar pela água micelar, para a utilizarem basta embeberm dois discos de algodão e limparem cada metade do rosto com os mesmos. Se tiverem a pele seca ou madura optem por um leite de limpeza. Podem também utilizar em seguida um gel ou mousse para lavar o rosto se gostar de o passar por água. Escolham sempre produtos indicados para o rosto, o gel de corpo e de mãos são 100% proibidos!

Sugestões: Eau Micellaire Biosource da Biotherm (peles normais e ou sensíveis) Pure Active da Garnier (peles mistas e oleosas) e Leite de Limpeza Revitalift da L’oréal (peles Maduras)

2 Alimentação, Água e Desporto
Ter uma boa alimentação influencia imenso o estado da pele, há alimentos que tornam a pele mais viçosa como algumas frutas e vegetais assim como alimentos gordurosos ou fast food tornam-nos mais susceptíveis a ter a pele com irregularidades, borbulhas e oleosidade. A pele é o maior órgão do nosso corpo e grande parte da sua composição é água por isso é extremamente importante hidratarmo-nos ao longo do dia. Também o exercício funciona como uma “limpeza” de toxinas ao transpirarmos acabamos por expeli-las ajudando a manter a pele bonita.

3 Hidratar
A pele do nosso rosto sofre agressões durante o Verão com a radiação solar e no Inverno com o frio e vento que acabam por deixá-la desidratada, sendo prioritário repor os níveis de hidratação. Podemos utilizar o hidratante tanto de manhã como à noite depois de fazermos a limpeza diária do rosto. Também as máscaras hidratantes  são uma ajuda extra em dias que a pele esteja a necessitar de um boost, estas proporcionam um maior conforto e resultado visível.

Sugestões: AquaSource da Biotherm (existe uma versão para cada tipo de pele) 

4 Proteger com SPF
O Sol é um dos maiores fatores de envelhecimento por isso devemos utilizar sempre, quer de Verão quer de Inverno, um protetor solar SPF 30 no mínimo, contudo nunca se perde nada se apostarem no SPF 50, só ganham. Até mesmo nos dias em que o tempo está nublado, nos dias em que vamos só ao café ou dar um passeio algures é importante proteger.

Sugestões: Skin Defence Multi Protection da The Body Shop SPF 50+ (todo o tipo de pele)

5 Gadgets de Beleza
Hoje em dia temos no mercado algumas opções de Gadgets de Beleza que nos ajudam nos cuidados da pele. Para potenciar a circulação e melhorar a penetração dos cremes no rosto podemos aplicar o nosso creme e passar com um massajador específicos. Na hora da limpeza uma máquina de lavagem do rosto é a nossa melhor amiga, a que uso por exemplo limpa 6x mais profundamente a pele retirando a maquilhagem e sujidade depositada na pele muito melhor do que limpando apenas manualmente.

Sugestões: Clarisonic Mia Fit (lavagem do rosto com gel) e Revitalizing Facer Massager da The Body Shop

6 Esfoliar
Esfoliar é um passo bastante importante e que muitas vezes deixamos para segundo plano. Na superfície da nossa pele acumulam-se células mortas que são expelidas pela pele e que dificultam a penetração dos cremes. Estas células deixam também a pele com um aspecto diferente, mais rugoso e por vezes até com pequenos grãos. Também os poros ficam mais obstruídos levando ao aparecimento de pontos negros. Devemos em média esfoliar a pele 1 a 2 vezes por semana consoante o tipo e necessidade da pele.

Sugestões: BioSource Tonifying Exfoliating Cleansing Gel da Biotherm  (peles normais e mistas) e Pure Active 3 em 1 esfoliante e máscara purificante da Garnier

 

Marta Alves, autora do blog The Pink Lemonade

Tags
  • 2016
  • the pink lemonade
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais