Adolescentes: 4 apps que os deixam colados ao telemóvel

Alegro

Por High-Tech Girl

Se tem um adolescente em casa, eu era capaz de apostar que ele passa uma boa parte do tempo com a cara enfiada no telemóvel. Verdade? Era também capaz de apostar que há alturas em que lhe apetece gritar-lhe: “Chega! Pára! Larga este maldito aparelho!” Sim, sim… Mas não adianta nada! Mais vale perceber o que ele está a ver e fazer e, de uma certa forma, penetrar (sem invadir!) neste mundo que é só dele. Se calhar, consegue fazer um paralelo com a sua própria adolescência e até conseguem encontrar pontos de interesse que vos aproximem, em vez de afastar. É possível!
Aqui estão algumas das suas aplicações preferidas. Estão entre as mais usadas pelos jovens um pouco por todo o mundo. Provavelmente até as conhece, mas venha vê-las com os olhos deles:

1. Snapchat
Fotos e mensagens que desaparecem ao fim de alguns segundos, ou em 24 horas, quando colocadas no feed Histórias (público). Um terreno relativamente seguro onde os pais não circulam, onde a exposição é rápida e temporária e onde o risco de ser criticado ou ridicularizado é baixo. A maioria limita-se a trocar fotos/mensagens com os amigos. Alguns gostam também de ver as publicações de marcas, canais, personalidades e pessoas que tenham feed público.

2. YouTube
Para ver músicas e os YouTubers (alguns deles com dezenas de milhões de seguidores em todo o mundo). Completamente viciante. Mal terminam um vídeo surgem novas sugestões. Vêem uns atrás dos outros e o difícil mesmo é parar. Quem precisa de televisão?

3. Instagram
É a rede social de eleição. Seguem os amigos mas também personalidades que admiram. Não postam qualquer coisa. Cada imagem que lá põem é muito pensada e escolhida. Este não é um lugar para fazer má figura.

4. WhatsApp
Se (e quando) têm acesso à Internet, esta é a aplicação preferida para trocar mensagens. É a melhor maneira de as enviar a várias pessoas ao mesmo tempo. Em geral, criam grupos para os amigos. E há alturas em que as conversas parecem intermináveis.

IDEIAS ÚTEIS
Para filhos… e pais!
Limites – Ajude-os a gerir o tempo e, sobretudo, crie oportunidades para que diversifiquem as suas atividades.

Prioridades – O desempenho escolar e as relações com a família e os amigos são prioridade. Ter as responsabilidades em dia pode ser um bom critério de avaliação da interferência (ou não) da Internet e do telemóvel nas suas vidas.
Valores – As pessoas são fundamentais. Devemos aproveitar a sua companhia. Quando estamos com alguém, o telemóvel deve ficar em segundo plano.

Mariza Figueiredo, autora do blog High-Tech Girl, fala de tecnologia para quem não é (nem quer ser) especialista no tema, mas quer estar por dentro de tudo o que se faz neste campo. Afinal, a tecnologia hoje está em todo lado!

Tags
  • 2016
  • apps
  • High-tech girl
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais