Ver todos os artigos Let´s Talk

Família e Maternidade

Como Transformar os Restos de Frango Numa Nova Refeição

24 Abril, 2018 Vera Pinheiro

Como Transformar os Restos de Frango Numa Nova Refeição

Sugestões e receitas para reaproveitar alimentos

Na nossa cozinha, um facto é que os restos de comida são inevitáveis. Outro facto é que não gostamos de deitar comida fora, no entanto, nem sempre (quase nunca) temos vontade de voltar a comer a mesma refeição do dia anterior. A comida perde a graça quando aquecida uma segunda vez, o sabor não é o mesmo e, por vezes, simplesmente aborrece-nos! E no vosso caso não sei, mas cá em casa são os restos de frango os mais frequentes e, assim, aqueles que nos obrigam a usar mais a imaginação.

Portanto, reaproveitar alimentos pode tornar-se um grande inimigo no nosso dia-a-dia. Recriar um prato apetecível com base, por exemplo, nas sobras de peixe cozido, de frango churrasco, de legumes ou nas sobras de arroz pode não ser uma tarefa fácil. E acredito que muitos de vós façam como eu que dou por mim, algumas vezes, a escrever no motor de pesquisa da Internet “receitas para reaproveitar alimentos”. Verdade ou mentira?

É que, no fundo, esta questão prende-se com uma outra muito importante, a do desperdício alimentar. Por isso é que actualmente, quando me deparo com os restos de frango no frigorífico eles são aproveitados até ao último pedaço. Porque é importante mudarmos a nossa atitude em casa e, para isso, o menos é mais e quanto mais simples forem as receitas melhor para o reaproveitamento dos alimentos e até mesmo das partes que não aproveitamos de todo e que são reutilizáveis (os talos e as cascas nomeadamente).

E embora o meu “pelouro” sejam os restos de frango, eu tenho algumas dicas para vos dar no que toca a receitas com sobras.

  • Receitas com sobras de pão: Bruschettas de tomate com ervas, as migas (podem ser de legumes) e ainda tomates recheados (e no recheio misturam o pão cortado aos quadradinhos).

  • Receitas com sobras de arroz: juntar-lhe um ovo, temperos a gosto, cozinhar e servir!

  • Receitas com sobras de legumes: queques e muffins. Super fácil e nunca nos deixam ficar mal.

  • Receitas com restos de frango*: Brás de legumes com frango e cogumelos. E para uma versão mais saudável podem substituir a batata palha pelo courgette espiralizada (que é como quem diz, o esparguete de courgette); arroz de frango no forno; salteado de frango (para mim, ideal para transformar as sobras mais secas, pois cozinhadas num refogado ficam apetitosas novamente); ou fazer uma tarde do género empada familiar.


*De referir que estas receitas podem ser igualmente feitas com restos de carne (outro tipo de carnes).

  • Receitas com sobras de peixe: tarte de bacalhau ou pudim de peixe.


Por fim, e para vos deixar algumas receitas para reaproveitar alimentos, que acabam por ser transversais a todo o tipo de sobras de uma forma geral, temos :

  • A Frittata (omelete no forno)

  • As saladas

  • As quiches


Portanto, como podemos ver nem só de restos de frango vive uma casa e as soluções para aproveitar sobras são várias. Basta, lá está, que cada um de nós transforme um pouco a sua atitude quando está na cozinha. Basta que arregace as mangas, que não tenham medo de inovar e que, por vezes, basta experimentarmos novas especiarias para criar novos sabores nos mesmo alimentos de sempre.

Bons cozinhados!
Vera Pinheiro

Vera Pinheiro

Conhece todos os posts

Artigos Relacionados