Ver Galeria

Arte em toda a parte

Novidades
Alegro Setúbal

Ela está no meio de nós

por Bruna Pereira

O Centro Comercial Alegro Setúbal orgulha-se de estar prestes a fazer parte do dia-a-dia da população sadina, tendo inauguração marcada para dia 11 de Novembro. No entanto, os setubalenses nem tempo de roer as unhas tiveram, pois os 14 meses de ansiedade que antecedem a esse grande acontecimento têm sido marcados pela iniciativa “Arte em toda a parte”, cujas intervenções espalharam arte, talento e charme por todos os cantos da cidade.

Este projecto recorda-nos que, volátil como o próprio tempo e as pessoas que nele vão vivendo, a arte acompanha-nos desde os primórdios - conta cenas de caça nas pinturas rupestres, tem forma geométrica nas pirâmides no Antigo Egipto, brilha à luz do sol enquanto vitral de igreja, desafia o nosso olhar por ser dúbia num sorriso de Mona Lisa e deixa-nos à toa quando aparece dentro dos corpos cubistas de Picasso ou em cima de um urinol estilo Duchamp.

A arte está no meio de nós e Setúbal sabe disso, tendo sido palco para as mais variadas formas e expressões artísticas levadas a cabo por prestigiados graffiters, designers, fotógrafos e outros artistas locais e nacionais. O que homenagearam eles? Personalidades, costumes, sentimentos, flora, fauna e outros recantos do coração de Setúbal que merecem nunca cair no esquecimento.

Com tanta matéria-prima, a iniciativa “Arte em  toda a parte” ganhou a forma de várias intervenções artísticas (somam-se, até agora, 8) que merecem ser destacadas:

1 – Art in Progress: De uma forma geral, as obras de construção não são as mais bonitas, mas as do Alegro Setúbal são – nos painéis do tapume que envolvem toda a área do novo espaço, alguns dos melhores street artists portugueses proporcionaram momentos de arte urbana ao vivo.

2 – Happenings Alegro – Dolphin Project - BIsnau: A prova de que nem todo o lixo é desperdício está no golfinho de 5 metros que embeleza actualmente o Parque Urbano de Albarquel. A peça é resultado da recolha de resíduos (tampas de garrafa, plásticos e afins) no Portinho da Arrábida e na Doca dos Pescadores.

3 - Art ‘In Motion: Graças à imaginação de 3 artistas portugueses, 3 dos camiões betoneira da obra de construção do Alegro Setúbal foram graficamente decorados. O resultado? Arte em movimento capaz de fazer parar o trânsito.

4 - Street Art: O street artist Odeith homenageou o fotógrafo setubalense Américo Augusto Ribeiro através de um mural. A uma fotografia com mais de 80 anos acrescentou adornos tridimensionais em graffiti e o resultado é “Um rapaz dos pássaros” que aparenta ter vida própria para além das paredes.

5 – Work.Art : O já parque de estacionamento do Alegro Setúbal foi palco ideal para a arte urbana de 7 artistas, capazes de mostrar (com recurso a fotografia, pintura, escultura, entre outros) como os materiais de construção podem originar muito mais que prédios.

6 – We are all Alegro: Filipe Ferreira andou à procura dos sorrisos dos setubalenses e ampliou 30 deles na fachada de um edifício na Rua da Saúde.

7 – Outdoor Gallery: Porque a arte não merece ficar fechada em museus, 5 reputados ilustradores ‘apoderaram-se’ de 5 outdoors e criaram uma verdadeira galeria artística ao ar livre para toda a gente ver.

8 – Boat Art: Um antigo barco transformado em obra de arte? Sim, no Mercado do Livramento, no próximo dia 9 de Outubro às 10h30.

Acompanhe estas e futuras iniciativas “Arte em toda a parte” no Facebook, em www.facebook.com/centrocomercialalegrosetubal.

Tags
  • setubal
  • alegro
  • arte
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Setúbal

Conheça o Centro Comercial Alegro Setúbal, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais