Chegou a Estação das Sopas!

Bloggers
Alegro

por Célio Cruz

Publicado em 08/01/2017

Estamos praticamente a chegar à estação mais fria do ano. As temperaturas, agora mais baixas, já se fazem sentir. Nesta altura damos preferência a pratos mais quentes e reconfortantes como os caldos e as sopas. A sopa é uma óptima opção de refeição durante o Inverno. Tanto pode ser servida como entrada ou prato principal e a sua preparação tanto pode incluir os ingredientes mais comuns, como os legumes variados e a carne ou podemos sofisticar um pouco, usando o peixe ou o marisco.

As sopas remetem-nos para memórias longínquas. Através dos ingredientes e métodos de confecção levam-nos a viajar por culturas, histórias e tradições de todos os lugares do mundo. Cada país tem as suas receitas mais tradicionais e nós por cá não somos excepção. Desde um simples creme de legumes, os típicos caldo verde e canja de galinha, a sopa de cozido à portuguesa, a de cação ou a sopa da pedra e, claro, sem esquecer a sopa de peixe em todas as suas variantes. Podemos até afirmar que as sopas são um património cultural.

Com um aroma e sabor deliciosos, as sopas estão repletas de nutrientes. Quando cozinhamos legumes e vegetais, a maior parte dos nutrientes fica retida na água. O que significa que as sopas são ricas em vitaminas e sais minerais. Não há nada melhor do que saborear uma sopa bem quentinha e nutritiva durante os dias mais frios. Além disso, são fáceis e muito práticas de preparar. O que nos permite economizar tempo na cozinha e usufruir do quentinho das nossas casas que contrasta com o frio que se faz sentir lá fora.


Boas Razões Para Saborear uma Sopa

• São ricas em fibras, vitaminas e sais minerais
• Por conterem uma grande quantidade de água são uma boa fonte de hidratação
• são de fácil digestão
• Tanto podem ser servidas como entrada ou prato principal
• Por se tratarem de refeições leves são uma boa escolha para o jantar
• São reconfortantes, saciam e alimentam
• A utilização de legumes sazonais nas sopas apresenta vantagens porque estes são mais económicos e ricos em termos nutricionais.
Nada melhor que aproveitar um dos legumes mais nobres e ricos desta estação, a abóbora, para aquecer e nutrir nas noites mais frias. Adicionando um toque de especiarias e criando algumas texturas, juntemos-lhe um fio de azeite, algumas sementes de abóbora e uns croutons de pão e em menos de nada temos uma sopa deliciosa pronta a saborear!

 

Sopa de Abóbora Assada e Especiarias


Ingredientes:

750 g de abóbora Butternut
azeite
1 cebola
2 cenouras
2 dentes de alho
1 c. (sopa) de Ras Hel Hanout
1 pimento Chilli (opcional)
1 lt de caldo de legumes
400 g de grão-de-bico cozido
sementes de abóbora
croutons de pão


Preparação:

1 . Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Colocar a abóbora em pedaços e com a casca num tabuleiro e regar com um fio de azeite. Levar ao forno durante 30-35 minutos.

2 . Cortar a cebola em meias luas e a cenoura em pedaços e levar ao lume num tacho com um fio de azeite. Cozinhar durante 5 minutos.

3 . Adicionar o alho picado, o Ras Hel Hanout, metade do pimento Chilli e o caldo de legumes. Deixar que levante fervura, tapar o tacho e deixar cozinhar durante 10 minutos.

4 . Retirar a polpa da abóbora, descartando a casca. Colocar a abóbora no tacho juntamente com o grão-de-bico e deixar cozinhar mais 10 minutos.

5 . Triturar a sopa num processador ou com a varinha mágica até ficar bem cremosa. Juntar o restante pimento Chilli picado (opcional).

6 . Distribuir por taças e finalizar com um fio de azeite, sementes de abóbora e croutons de pão.

Tags
  • celio cruz
  • sweet gula
  • dicas alegro
Gostou deste artigo?
Be Social
{ }

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais
{ } { } { }