Como fazer bainhas em calças de ganga mantendo a bainha original

Bloggers
Alegro

por Andreia Damas

Publicado em 19/04/2018

Quantas vezes já compraram umas calças de ganga que vos ficam a matar, mas quando as experimentam percebem que estão compridas e vão perder a linda bainha orginal ?

Assim, e para que a tarefa de fazer a bainha às calças deixe de ser uma dificuldade, venho partilhar uma forma bem fácil de fazer bainhas em calças de ganga mantendo a bainha original sem demorar mais de meia hora!

Apenas vão necessitar de uma máquina de costura e linha a condizer, e evitam, assim, pagar uma “pequena fortuna” em arranjos de costura.


Passo a Passo: Como fazer bainhas sem perder a bainha original

1. Em primeiro lugar, deverão experimentar as calças e dobrar a bainha para fora, de forma a que esta fique precisamente no local onde querem que assente a bainha final. Depois devem prender com alfinetes e confirmar se tem a mesma medida a toda à volta. Se for necessário, meçam duas vezes para confirmar que as duas pernas ficam exactamente com a mesma medida.

2. Em segundo lugar, deverão coser na máquina de costura com ponto a direito na zona logo abaixo da bainha original e a toda à volta em cada uma das pernas.

3. De seguida, deverão fazer, logo abaixo do ponto a direito, uma costura em zig-zag a toda à volta.
Depois, deverão cortar o excesso do tecido muito perto do ponto zig-zag que acabaram de coser. O ponto de zig-zag vai servir de chuleio, ou seja, para que o tecido não tenha a tendência normal de desfiar.
Posteriormente, devem virar para o lado original e, com a ajuda do ferro passar a ferro para que fique direito e sem fole.

4. Por último, devem fazer mais uma costura, e aqui é importante que usem a linha o mais próximo possível da cor das calças de ganga, logo acima da bainha original dos jeans.


Este é um tipo de bainha que poderão fazer em todas as calças que não tenham uma bainha invisível, e até em saias de ganga ou de sarja.
Por isso já sabem, quando precisarem de fazer uma bainha a umas novas calças de ganga ou até às dos miúdos, basta que tenha uma máquina de costura “à mão” e conhecimentos básicos de costura e usando esta técnica em 20/30 minutos ficam com umas calças à medida e com a bainha original!

Boas costuras!
Andreia Damas
Bolo de Pano
 

Tags
  • bainha original
  • como fazer bainhas em calças de ganga
  • arranjos de costura
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais