Curcuma, Um Poderoso Anti-inflamatório Natural

Bloggers
Alegro

Publicado em 16/02/2018

O que é curcuma, para que serve, quais as suas propriedades, benefícios e se é o mesmo que o açafrão, são algumas das dúvidas que mais se colocam em relação a esta poderosa especiaria e que vamos aqui desmistificar.
Curcuma, também conhecida como Açafrão-da-Índia ou Curcuma Longa é uma especiaria única, da família do gengibre, com excelentes propriedades benéficas, graças à curcumina - uma substância que proporciona uma extraordinária capacidade antioxidante e anti-inflamatória natural. Oriunda da Índia, esta raiz de cor amarela é usada há séculos como corante e pode ser encontrada em pó ou na forma de raiz, sendo uma óptima aliada dos nossos pratos, mas acima de tudo, da nossa saúde.

Propriedades e Benefícios da Curcuma

A destacar obrigatoriamente o excelente poder anti-inflamatório natural da curcuma, propriedade que, como já foi referido, se deve à presença de uma substância chamada curcumina. Outro dos seus óptimos benefícios é o efeito protector e purificador do fígado. A curcuma recomenda-se, portanto, em qualquer doença hepática ou relacionada com a vesícula biliar, uma vez que ajuda a expulsar a bílis e a eliminar as pedras biliares. Para quem padece de uma digestão lenta e pesada, é recomendável o consumo de curcuma. Em pratos elaborados ou com alto teor de gordura, este tempero melhora a digestão, uma vez que a curcuma melhora a degradação das gorduras. Para quem tende a ter o colesterol e os triglicéridos altos, esta especiaria pode ser uma grande ajuda. A curcuma é considerada um dos melhores remédios naturais, prevenindo também as doenças cardiovasculares.

No mundo da culinária é fácil distinguir a curcuma na composição a que chamamos caril. A cor amarelada desta mistura de especiarias deve-se precisamente à presença da curcuma que é usada em vez do açafrão, sendo mais barata e funcionado da mesma forma como corante alimentar.

 

Como Incluir a Curcuma na Sua Alimentação?!

Quer seja sob a forma de suplemento alimentar ou em preparações culinárias o Açafrão-da-Índia deverá ser consumido com frequência e só assim poderá desfrutar dos seus efeitos positivos para a saúde. A curcuma deverá ser consumida tão crua quanto possível, uma vez que quando submetida a uma fonte de calor pode perder até 80% das suas propriedades benéficas.


Receitas Com Curcuma

• chá de curcuma: acrescente um pedaço de gengibre, casca de limão e adoce com mel.

• no arroz: adicione uma colher de curcuma em pó ao seu arroz branco dando-lhe uma tonalidade amarela irresistível.

• no caril: faça a sua mistura de caril em casa misturando várias especiarias, entre elas a curcuma em pó.

• estufados, guisados e alguns caldos: experimente adicionar uma porção de raiz de curcuma aos seus pratos de legumes, frango ou peixe.

• curcuma nos lattes e bebidas quentes, como o leite dourado: confira a seguir a receita desta poderosa bebida anti-inflamatória natural.


Leite Dourado

Ingredientes:
500 ml de bebida vegetal (usei de arroz e aveia)
1 pitada de baunilha em pó
1 c. (chá) de óleo de coco
1 pedaço com 4 cm de curcuma fresca ralada 
1 c. (chá) de curcuma em pó
1 pedaço com 2 cm de gengibre fresco ralado
1 pau de canela
1 estrela de anis
4 vagens de cardamomo
1 pitada de pimenta preta moída
1 c. (chá) de mel (ou xarope de agáve)

Preparação:
1 . Leve um tachinho pequeno ao lume com a bebida vegetal até levantar fervura.
2 . Junte a curcuma e os restantes ingredientes, à excepção do mel e ferva cerca de 5 a 10 minutos para infundir os aromas.
3 . Mexa ocasionalmente com uma vara de arames.
4 . Desligue o lume e adicione o mel para adoçar.
5 . Coe o preparado e sirva ainda quente.

Tags
  • antiinflamatório natural
  • o que é curcuma
  • curcuma
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais