Descubra o seu perfume

Sugestões
Alegro

por Bruna Pereira

Um perfume revela personalidade, desperta emoções e aumenta a confiança de quem o usa – motivos mais do que suficientes para que um frasco possa ser um dos melhores amigos de uma mulher. Não acredita? Recuemos até 1953, altura em que perguntaram a Marylin Monroe o que vestia para dormir e a resposta da estrela de cinema foi: “algumas gotas de Chanel n°5".

Aproveitando a chegada da Primavera, a estação dos mil e um cheiros florais, deixamos aqui algumas dicas para ter em conta na hora de comprar uma nova fragrância:

Lembre-se de que cada pele é única
Nunca compre o mesmo perfume que adora ver na sua colega de trabalho, porque o cheiro que um aroma deixa na pele de outra pessoa é praticamente único e influenciado por vários factores, tais como o perfil genético, a transpiração, a cor da pele, os hábitos alimentares ou a própria composição do perfume – fragrâncias com base alcoólicas evaporam, inclusivamente, de maneiras diferentes ao longo do dia.

Água de colónia, “eau de toillet” ou “eau de parfum”?
As diferenças entre cada um deles variam a causa da quantidade de essência que possuem e, consequentemente, da duração do seu cheiro na pele. Desta forma, as colónias, ao serem menos concentradas, têm um aroma efémero, daí a sua utilização tradicional após o banho ou antes de dormir. A “eau de toillet” é uma espécie de meio termo, ideal para uso diário, enquanto que  a “eau de parfum” é o aroma mais forte e concentrado de todos, indicado para usar em ocasiões especiais e festas.

Experimente tudo com calma
Sabia que para descobrir o verdadeiro resultado de um perfume é preciso esperar uma hora após a sua aplicação? Isto porque só depois deste tempo é que a difusão da fragrância fica completa. Evite ainda o teste de perfumes após ingestão de comidas pesadas ou a prática de exercícios físicos (de forma a não alterar a percepção do aroma) e nunca experimente mais de três perfumes diferentes ao mesmo tempo, porque o nariz não vai conseguir distingui-los correctamente.

Saiba onde aplicar o perfume
Para testar, use sempre o pulso, porque o calor desta parte do corpo acentua a fragrância. Na altura de aplicar o perfume no dia-a-dia, para além do pulso, opte por outras zonas de maior irrigação sanguínea, como sendo a nuca, a parte de trás das orelhas, as dobras dos braços e a parte de trás dos joelhos. Para perfumar os cabelos, experimente até borrifar umas gotas na raiz e escovar de seguida.

Nunca esfregue ou espalhe o perfume
Por vezes, a tentação de espalhar o perfume pelo resto do corpo fala mais alto. No entanto, essa fricção danifica as moléculas da fragrância e pode mesmo causar efeitos aromáticos indesejáveis.

Combine com a estação do ano
O clima, a hora do dia e a estação devem ser sempre tidos em conta na hora de usar um perfume, já que o que um excelente aroma para uma noite de Inverno pode não ser a melhor opção para um dia de Verão. Uma boa forma de adquirir fragrâncias é pensar que as mais frescas (florais, lavanda, cítricas) combinam perfeitamente com as épocas diurnas e de calor.

Os Centros Comerciais Alegro Alfragide, Castelo Branco e Setúbal dispõem de várias lojas onde poderá encontrar a fragrância perfeita para o seu tipo de pele,  personalidade ou estado de espírito. Experimente visitar Perfumes e Companhia, O Boticário, Sephora, Barreiros Faria, Equivalenza, entre outras.

Tags
  • alfragide
  • castelo branco
  • setubal
  • alegro
  • sugestoes
  • perfumes
  • agua de colonia
  • eau de toillet
  • eau de parfum
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais