Descubra se é um festivaleiro à séria

Eventos
Alegro Alfragide

por Bruna Pereira

Os festivais de verão são aquele momento do ano onde todas as coisas boas se juntam: calor, emoção, férias, amigos, música, diversão e até saudades – porque cada concerto e cada público são tão únicos, que essa magia não se consegue gravar em fotografias, só na memória de cada um. No entanto, ser festivaleiro não é só usar T-Shirts das bandas que vão tocar, há 10 tópicos essenciais que só o verdadeiro amante de festivais, habituado a viver estas andanças de corpo e alma compreende e cumpre religiosamente:

1 – Sabe tudo sobre cada festival
Ver toda a informação dos sites oficiais: esta é a regra de ouro para evitar andar perdido em busca de saber que banda vai tocar, quando e em que palco; onde são as casas de banho; o posto médico; os acessos para grávidas e crianças; o campismo; a praça da alimentação; ou até averiguar se o festival autoriza a entrada de animais.

2 – Leva calçado todo-o-terreno
Mesmo que o recinto fique junto a praias, os chinelos não são, de todo, o calçado recomendado para assistir a concertos. Uns ténis todo-o-terreno preparados para saltar, correr, caminhar bastante e aguentar pisadas (quem sabe alguma chuva, cerveja e pó à mistura) parecem ser o escudo mais aconselhado para a sobrevivência dos seus pés.

3 – Vai prevenido com um kit SOS
As mulheres costumam ser as grandes especialistas nesta matéria, mas o conselho vai para todos e cada um que leve o que mais precisar, sendo que pensos rápidos, pensos higiénicos, tampões, toalhitas, lenços, papel higiénico, medicamentos diários, repelente de insetos, comprimidos para a dor de cabeça e enjoos são alguns dos itens essenciais.

4 – Leva o telemóvel carregado
A vontade de tirar centenas de fotografias, gravar as melhores bandas ou ligar aos amigos que entretanto já se perderam no recinto vai significar o fim da bateria num abrir e fechar de olhos, pelo que se recomenda levar o telemóvel bem carregado. No caso do festival não possuir pontos de carregamento de dispositivos, os carregadores portáteis podem ser uma excelente opção para voltar a estar em contacto com o mundo quando o telemóvel se desligar.

5 – Tem sempre um par de tampões para os ouvidos
Não é irónico, é perspicaz e aconselhável. Embora o evento se trate de ouvir música, nunca se sabe se o lugar que nos está reservado é junto a uma coluna do palco. Para quem optar por acampar em festivais de vários dias, junto a outras dezenas e centenas de tendas, e desejar algumas horas de sono, os tampões também são obrigatórios.

6 – Vai preparado para as intempéries
Se durante o dia o sol abrasador pede protetor solar, óculos de sol, chapéu, roupas leves e frescas, muita água, biquíni e até toalha de praia, a noite pode exigir camisolas polares e até uma mantinha para sentar na relva. Um impermeável dobrado na mochila também não vai ser de mais se o tempo ameaçar chuva – e aqui, consultar as previsões meteorológicas pode ser interessante.

7 – Vai munido de dinheiro
Há sempre a fome a meio dos concertos, a T-shirt daquela banda que temos mesmo de comprar, o geladinho ao final da tarde, a viagem de táxi… E uma série de outras coisas que exigem dinheiro para serem adquiridas. Para evitar as filas multibanco no recinto (ou a falta de locais de levantamento nas proximidades), mais vale prevenir do que ter de pedir emprestado.

8 – Acautela as necessidades alimentares especiais
Não vão faltar cachorros, bifanas, sandes de presunto e hambúrgueres. Ainda assim tenha sempre um snack à mão: leve uma peça de fruta, uma barra de cereais, etc. 

9 – Tem um lado humano e responsável
Festivaleiro que se preze bebe álcool com moderação, respeita os restantes frequentadores do recinto, deposita o lixo nos locais apropriados, cumpre as normas de segurança e está sempre disposto a ajudar o outro – dar indicações, emprestar o telemóvel, ajudar a transportar doentes ou desmaiados e trocar impressões musicais com festivaleiros solitários.

10 – Nunca deixa o bilhete em casa
Parece ridículo, não é? Mas já aconteceu a muitos, por isso prepare tudo com a calma e a antecedência necessárias e certifique-se de que leva a mesma mala ou carteira onde guardou o bilhete no dia do festival.

Por falar em festivais. Já tem bilhete para o NOS Alive? Não? Então descubra como pode vir a ter com a ajuda do Alegro, aqui. Participe nos passatempos e passe os próximos dias 9, 10 e 11 de julho no Passeio Marítimo de Algés e na companhia da melhor música.

Tags
  • Eventos
  • alfragide
  • nos alive
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais