Design para sempre...

Alegro

Por Primeira Casa da Rua

O design sempre fez, faz e vai fazer parte da minha vida, assim como da vida de todos nós. Pode mudar hábitos e até formas de interagir com os objetos, por isso, desde que me lembro o meu fascínio por esta "arte" não tem limites. Já fiquei apaixonado por um automóvel, por um telemóvel ou até mesmo por um par de óculos.

Mas afinal o que é o design e como surgiu? O design passa pela criação e desenvolvimento de objetos, normalmente produzidos industrialmente ou por meio de sistemas de produção em série, orientada por uma intenção ou objetivo, nomeadamente, para a solução de um problema. Estando presente em vários momentos da história da civilização, sempre procurando aliar a estética à funcionalidade, o design moderno ganhou rosto na Revolução Industrial, mais tarde, no meio cultural e industrial alemão da primeira década do século XX.

E como há peças que me marcaram para sempre, podia até ter um top 25, um top 100 ou até mesmo um top 1000, mas decidi impor-me a mim próprio um limite de 10 peças, que não estão por ordem de importância, nem tão pouco são "as" 10 peças, são 10 peças que gosto, que vão fazer, para sempre, parte das minhas memórias. 

Top 10:

- Shell Chair por Carl Hansen;
- Candeeiro Porca Miseria por Ingo Maurer;
- Ray Ban 2156;
- Iphone;
- Móvel Olaio do designer José Espinho;
- Zx Sinclair Spectrum;
- Aliança Love pela Cartier;
- Ferrari FF criado por Pininfarina;
- Nespresso Prodigio;
- Juicy Salif por Philipe Starck para Alessi.


Foto: Cadeira Visiona por Verner Panton

 

Por Nuno Cabral, autor do blog Primeira Casa da Rua

Tags
  • 2016
  • bloggers
  • Primeira Casa da Rua
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais