E a alimentação das crianças? Como cortar o açúcar?

Bloggers
Alegro

Por Dias de uma Princesa

Bem-vindo ao mundo real: o pão que consumimos também tem açúcar, as papas dos miúdos têm açúcar, os iogurte têm açúcar, aliás quase todos os alimentos processados têm açúcar e/ou sódio, que é exatamente aquilo que lhes dá sabor.

Os alimentos processados têm uma quantidade de ingredientes que desconhecemos, assim como o ar que respiramos e a roupa que vestimos. Até mesmo os alimentos naturais são sujeitos a fertilizantes e lavagens com produtos “estranhos”.
Optar por comer de forma saudável não nos deve tornar fundamentalistas [é preciso estar muito focado quando se quer perder peso, mas manter tem espaço para tudo]. Em relação aos miúdos acredito mesmo que proibir tem o resultado contrário. Em minha casa nunca existiram doces e quando passei a comprar o meu lanche fiquei fascinada com tudo o que podia comer e me tinha sigo escondido até ali.

Eu deixei de comer algumas coisas porque me deixaram de saber bem - quase não como carne e os meus filhos comem, raramente como gelados e eles comem, eu não como chocolates e eles comem, eu não consigo beber leite e eles bebem muito de vez em quando.

Os meus filhos irão fazendo as suas opções alimentares com uma base equilibrada. Se há alimentos que não compro mesmo? Claro que sim, tipo salsichas, mas o meu mais velho só acha piada em cachorros comprados na rua e o mais novo nunca provou. Não compro nenhum sumo mas quando comemos fora, eles bebem.
A regra é mesmo essa: equilíbrio. Existir sempre fruta descascada em casa, legumes às refeições, não há isso do “não como” mas existe sempre a opção do “come menos”. Há vários pequenos-almoços: há ovos mexidos e estrelados, há pão, há queijo, há papas de aveia, e há cereais também, daqueles com chocolate e tudo a que têm direito. Equilíbrio, não é fundamentalismo mas é fundamental.

Por Catarina Beato, autora do Blog Dias de uma Princesa

Tags
  • 2016
  • diasdeumaprincesa
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais