É possível fazer dieta enquanto se está a amamentar?

Bloggers
Alegro

Por Dias de uma Princesa

Na condição de mãe há pouco mais de um mês enfrento duas vontades: uma recuperação que me permita voltar a ter o peso e a condição física que tinha antes de engravidar e não por em causa a produção de leite. Felizmente as coisas são compatíveis.

Principais dicas para quem acabou de ser mãe: descansar muito e beber muita água. São conselhos para o bem estar geral mas ajudarão para os outros objectivos.

Dieta significa comer bem, ou seja, cortar com açúcares e alimentos processados, e isso serve para antes, durante e depois da gravidez. É o melhor para os dois: refeições saudáveis e completas.

O ideal enquanto se dá mama em exclusivo até aos seis meses é ser feliz, não ter demasiadas preocupações e continuar a descansar tudo o que for possível e a beber muita água. Se há coisa que altera a produção do leite é a ansiedade e o cansaço.

Importante, porque bem tudo é possível: não tomar substâncias drenantes, como o chá verde, e muito menos comprimidos para emagrecer. Todas essas coisas passam para o leite e o bebé emagrece também.

Depois dos 6/7 meses – e se deixarem de dar mama lembrem-se que o consumo energético diminuí muito – podem fazer uma dieta mais restritiva mas sempre mantendo todos os nutrientes e reforçando a ingestão de líquidos. O ideal é comer muitos legumes, muita fruta, bons cereais e frutos secos, eliminar o açúcar e os hidratos ao jantar pode ser suficiente. Mantenham muito cuidado em relação ao chá porque, mesmo já não tendo influência directa no peso, pode interferir no sono dos bebés.

O melhor aliado de uma alimentação saudável: fazer exercício. Com calma, sem stress e começando com acompanhamento especializado. Fazer o que cada um gosta de fazer e o médico autorizar.

Lembrem-se que dar mama emagrece porque consome muita energia e ajuda a por tudo no sítio. Por isso, quem amamenta, se comer de forma equilibrada, emagrece. E o mais importante é sempre o mesmo: sejam felizes e aproveitem cada segundo da aventura que estão a viver!
 

Catarina Beato, autora do blog Dias de uma Princesa

Tags
  • 2016
  • diasdeumaprincesa
  • bloggers
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais