Ervas Aromáticas: Benefícios, Propriedades e Receitas

Bloggers
Alegro

Publicado em 30/04/2018

As ervas aromáticas são imprescindíveis nas nossas cozinhas. Fazem a diferença em qualquer prato, tornando-o mais saboroso e aromático. É importante, na hora de cozinhar, saber qual a erva aromática que deve escolher e qual a quantidade a usar. As ervas aromáticas devem acompanhar o prato, realçando o sabor característico de cada alimento. Para além de tornarem os pratos mais apetitosos, há outros benefícios nas ervas aromáticas, elas ajudam a fazer uma boa digestão e possuem propriedades nutritivas. Se não é apreciador de ervas aromáticas está na altura de mudar de opinião, pois os seus benefícios para a saúde são muitos e as receitas com ervas aromáticas são deliciosas.

O ideal é plantar em casa as suas próprias ervas aromáticas. Pode começar pelas que mais aprecia ou que usa com mais frequência. Esta é uma forma de garantir que as tem sempre à mão, na hora de cozinhar. São muito fáceis de cuidar, requerem pouco espaço para crescer, trazem mais cor e aroma às nossas casas e algumas até afastam os insectos. O único requisito é ter uma janela ou varanda que apanhe luz solar algumas horas por dia. E claro, não esquecer de as regar com frequência.

Ervas aromáticas como substituto do sal, sim ou não?!
O sal é um tempero que quando consumido em excesso pode causar danos na nossa saúde. Provoca a subida da pressão arterial, aumentando desta forma o risco de doenças do coração. Segundo a Direcção Geral de Saúde "a utilização de ervas aromáticas na redução da ingestão de sal na dieta poderá influenciar dupla e positivamente a saúde, quer pela redução da quantidade de sal nos alimentos, quer pelas propriedades benéficas que apresentam para a saúde".


6 ervas aromáticas que deve ter sempre em casa
Neste artigo dou-vos a conhecer seis das ervas aromáticas mais utilizadas nas nossas cozinhas. Irei focar-me apenas na sua utilização gastronómica, uma vez que, como todos sabem, muitas destas ervas são usadas para fins medicinais e terapêuticos.

Manjericão
O manjericão é uma planta muito aromática, com um cheiro suave e perfumado. Deve ser consumido enquanto fresco e é o condimento básico a usar no pesto. Combina muito bem com tomate e em saladas, possuindo propriedades benéficas para o estômago.

Salsa
É uma erva aromática muito usada na criação de molhos para temperar. Serve perfeitamente para acompanhar pratos de peixe ou carne e se finamente picada, pode ser usada numa salada.

Hortelã
Muito aromática e fresca, a hortelã é usada com mais frequência em pratos de carne, como o borrego e o cabrito. Também serve para temperar saladas. Esta planta erva aromática ajuda a estimular o corpo.

Alecrim
Planta muito utilizada na cozinha mediterrânica, acompanha na perfeição assados de carne, como borrego ou frango e também como condimento em pratos de peixe.

Tomilho
O tomilho é usado como condimento para carnes, em assados e guisados. Também é perfeito quando usado em pratos de caça.

Oregãos
O orégão tem um aroma quente. É usado para marinar carne ou para complementar uma pizza. É usado principalmente enquanto seco, mas também pode ser encontrado fresco.

Receita com Ervas Aromáticas:  Biscoitos de Alecrim e Limão

Ingredientes:
| 50 g de açúcar amarelo
| 125 g de manteiga à temp. ambiente
| 1 c (chá) de alecrim fresco picado
| 175 g de farinha s/ fermento
| 1 pitada de sal
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha
| raspa da casca de 1 limão

{para o glacée}
| 6 c. (sopa) de açúcar em pó
| sumo de 1/2 limão
| folhas de alecrim para decorar

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 200ºC.
2 . Numa taça bata o açúcar juntamente com a manteiga até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Junte o alecrim picado, a farinha e uma pitada de sal e misture bem até a massa formar uma bola.
3 . Forme 12 bolas com as mãos e distribua por uma forma de muffins antiaderente. Pressione ligeiramente com as pontas dos dedos, dando o formato de uma bolacha.
4 . Leve ao forno durante 8-10 minutos. Retire e deixe os biscoitos arrefecerem na forma cerca de 10 minutos. Desenforme sobre uma grelha e deixe arrefecer completamente.
5 . Prepare o glacée, misture o açúcar com o sumo de limão até obter a consistência desejada. Espalhe o glacie sobre os biscoitos e decore com folhas de alecrim.

Tags
  • ervas aromáticas
  • beneficios das ervas aromáticas
  • receita com ervas aromaticas
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais