Ferramentas/apps que nos ajudam a organizar o dia-a-dia

Bloggers
Alegro

Por High Tech Girl

Organizar é preciso!
O tempo voa e parece que não é suficiente para fazermos tudo que devemos e, sobretudo, tudo o que queremos. A tecnologia não é a panaceia para todos os males mas certamente pode ajudar, e muito! Aqui estão as minhas aplicações preferidas, e que podem fazer toda a diferença.
Por Mariza Figueiredo

Organização é um tema fundamental para mim. Já escrevi sobre isso no blog mas hei de voltar muitas outras vezes a este tópico. Outro dia perguntaram-me qual seria a chave para uma melhor produtividade e organização. Sem hesitar respondi que era o smartphone. É o meu fiel escudeiro, que vai comigo para todo o lado e tem tudo o que é essencial para a minha vida pessoal e profissional. Mas tão importante quanto o dispositivo propriamente dito são as aplicações que tornam tudo mais fácil.
Hoje apresento as minhas apps de organização preferidas – aquelas que uso no dia-a-dia – e as apps que tenho debaixo de olho por parecerem realmente interessantes, mas que ainda não fazem parte da minha rotina. Há no mercado aplicações que fazem tudo o que as demais fazem sem termos de mudar de uma para a outra. Prefiro ferramentas específicas, uma para cada situação. É uma questão de gosto. Uma coisa é certa, dou preferência àquelas que posso aceder através do smartphone e também através do computador, sincronizadas em tempo real. As que aqui apresento são todas gratuitas:

AS MINHAS APPS

Para anotações
Google Keep

Para fazer anotações variadas como se de um bloquinho de papel se tratasse. Uso para tudo! Para tirar notas nas reuniões, para apontar ideias, fazer rascunhos, para guardar links e depois poder consultar tudo nos meus dispositivos (smartphone, tablet ou computador).
Disponível para iOS, Android, Windows Phone e computador.

Para listas, listas e mais listas
Trello

Uso para as situações mais variadas. Para listas de ideias para o trabalho, listas de receitas para a semana, listas de coisas que preciso arranjar em casa ou de projetos que ainda estão em fase embrionária. Cada lista tem vida própria assim como cada item da lista. A cada um podemos acrescentar informações, links, imagens, etc. No caso da utilização profissional, estas listas podem ser utilizadas em grupo, partilhadas e comentadas.
Disponível para iOS, Android e computador.

Para organizar a agenda
Calendário Google

É simples, consigo pôr cores consoante o tipo de evento (pessoal, profissional, filhos, etc), faz lembretes, estabelece a ligação direta com o Google Maps, entre outras coisas.
Disponível para iOS, Android e computador.

Para partilhar documentos
Dropbox

Uso a versão gratuita e parece-me mais do que suficiente. É fácil, intuitiva e disponibiliza 2 GB de espaço.
Disponível para iOS, Android, Windows Phone e computador.

Google Photos
Utilizo essencialmente para fotografias e vídeos de trabalho. Além do armazenamento, esta app cria automaticamente (e permite criar manualmente) colagens, fotos estilizadas e vídeos a partir de fotografias.
Disponível para iOS, Android e computador.


OUTRAS APPS DE ORGANIZAÇÃO
Artigos para leitura
Pocket

Muitas vezes passo por artigos que me interessam mas na altura não tenho tempo para os ler. Vou guardando links aqui e ali e acabo por os perder. Com esta app basta clicar num botão que está no topo direito do browser e já está: o artigo é guardado. E podemos separá-los por temas ou categorias.
Disponível para iOS, Android, Windows Phone e computador (Chrome).

Gerir passwords
LastPass

A cada dia há mais sites e serviços que subscrevemos que requerem passwords. A certa altura ou nos repetimos ou temos dificuldade em gerir tantas palavras-passe. É natural temer tê-las todas registadas numa aplicação, mas é uma opção segura desde que estabeleça uma forte password para aceder ao seu perfil. Esta app está entre as mais respeitadas do momento pelos especialistas.
Disponível para iOS, Android, Windows Phone e computador (Chrome).

Concentração
Forest

Concentrar é difícil. Organizar o pensamento e pôr mãos à obra às vezes requer uma mãozinha. Com esta ferramenta, sempre que se pretende focar uma tarefa, vai-se à app e planta-se uma árvore e esta cresce durante os 30 minutos em que se está a trabalhar. Se se abandona a aplicação a árvore morre. A utilização frequente permite criar uma floresta. Um incentivo criativo.
Disponível para iOS, Android, Windows Phone e computador (Chrome).


Por Mariza Figueiredo, autora do Blog High-Tech Girl
Crédito da foto de abertura: Markus Spiske / raumrot.com

Tags
  • 2016
  • High Tech Girl
  • bloggers
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais