O Alegro dá-lhe um doce Natal

Sugestões
Alegro

por Bruna

Depois de ver a seleção das 10 sobremesas de Natal que selecionámos para si nos Centros Comerciais Alegro, só vai precisar de uma trinca em cada uma delas para começar a sentir o calor da lareira, a alegria da família e a magia da Noite de Consoada, mesmo de olhos fechados.

1 – Aletria: Com os seus fios de massa finos e cremosos, cozidos em leite, açúcar, canela e limão (para um tom mais amarelado pode até juntar algumas gemas), a aletria é a rainha de pratos e travessas em época de Natal.

2 – Arroz doce: Como parente mais próximo da aletria, o arroz-doce apresenta uma receita muito semelhante, com os mesmos ingredientes, trocando apenas a massa pelo arroz. No final, ambos se enfeitam igualmente com canela em pó.

3 – Azevias: Pertencentes à categoria de fritos natalícios, as azevias podem ser recheadas com grão, batata-doce, amêndoa ou gila. No entanto, o seu exterior é sempre igual: estaladiço e polvilhado com açúcar.

4 – Bolo-Rei: Muito semelhante a uma grinalda, de forma redonda e com um buraco no meio, o Bolo-Rei mistura na sua massa frutos secos (pinhões, amêndoas, nozes, uvas passas) e frutas cristalizadas (cereja, laranja, gila, pera, figo). Com ou sem brinde, continua a ser a sobremesa mais vistosa do Natal e aquela que tem direito a uma versão “feminina”, confecionada apenas com frutos secos: o Bolo-Rainha.

5 – Coscorões: Estes fritos estaladiços feitos com uma massa de ovo são depois regados com uma deliciosa calda de açúcar e polvilhados generosamente com açúcar e canela.

6 – Filhoses: Feitos com uma massa de farinha e ovo (há até que utilize abóbora e raspa de laranja), as filhoses são depois fritas e polvilhadas com açúcar e canela.

7 – Mexidos: Esta mistura de pão, frutos secos, gemas de ovo e até Vinho do Porto transforma-se numa deliciosa sobremesa natalícia também ela polvilhada de canela no final de empratada. Esta iguaria, também chamada de formigos, apresenta em Portugal algumas variações de receitas – com pão-de-ló em vez de pão, por exemplo.

8 – Rabanadas: Também conhecidas por fatias douradas, as rabanadas transformam simples fatias de pão embebidas em leite, chá, calda de açúcar ou mesmo vinho açucarado em especialidades gastronómicas de eleição em tempo de Natal, uma vez fritas e polvilhadas com açúcar e canela.

9 – Sonhos: Muito semelhantes a nuvens, os sonhos são bolas de massa fofa feita à base de ovo e limão que depois é frita e regada com uma gulosa calda de açúcar aromatizada com especiarias.

10 – Tronco de Natal: Embora seja uma receita importada do centro da Europa, o tronco de Natal faz hoje parte das mesas de muitos portugueses e, como o próprio nome indica, assemelha-se a um pedaço de madeira. Se, por dentro, a massa é parecida ao pão-de-ló, já por fora, a cobertura é de chocolate e manteiga. No final, a decoração exige até verdadeiros galhos de árvore para tornar o conceito de tronco mais real ainda.

 

Venha provar estas iguarias natalícias aos espaços do Centro Comercial Alegro Alfragide (Aquarius, Quiosque Intensamente e Quiosque dos Sabores), do Centro Comercial Alegro Castelo Branco (Pastelaria Montalvão) e do Centro Comercial Alegro Setúbal (Pastelaria Aquarius, Mundo do Café e Quiosque dos Sabores). Se preferir, faça uma visita ao Jumbo e compre todos os ingredientes necessários para fazer uma versão caseira de qualquer uma delas e tenha um doce Natal!

 

Tags
  • alfragide
  • castelo branco
  • setubal
  • natal
  • doces
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais