O Inverno está aí. Vamos aumentar a imunidade?

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Por Dias de uma Princesa

É a dica perfeita: comer saudável e poupar no médico. Gostava que a descoberta fosse minha mas a sugestão é muito antiga. O melhor para começar cada refeição (e também o pequeno almoço mas nem todos conseguimos mudar hábitos a esse ponto) é comer uma sopa, uma nutritiva e reconfortante sopa.

O Inverno está mesmo quase a chegar e, para além de refeições quentes, queremos as defesas todos cheias de força para afastar constipações, gripes e outras chatices mais comuns nesta época do ano.

A chef Joana Moura - www.jocooking.com, autora de livros como “30 dias para mudar de vida, Detox Paleo” e “Comer Bem, Comer Saudável”, deu-me a receita perfeita e autorizou-me a partilhar esta (quase) formula mágica. A sopa de tubérculos tem muitos vegetais densos em vitaminas e sais minerais e é rica em pre bióticos.

Antes de pormos as mãos na massa vamos decifrar as palavras difíceis.

“Os vegetais densos, têm na sua composição hidratos de carbono, alguns simples e outros complexos, mas a sua constituição rica em fibra é que faz toda a diferença e os torna de lenta absorção. Permitem-nos obter a energia que precisamos de uma forma mais regrada e manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados, ficando saciados mais tempo e de uma forma saudável.”

“Prebióticos são componentes alimentares que estimulam o crescimento de bactérias intestinais que beneficiam a saúde. Habitualmente são fibras ou açúcares complexos. A batata-doce, a abóbora, cebola, o alho-francês, o tomate, a banana, a maçã com casca, a chicória, a semente de linhaça e o mel são exemplos de alimentos ricos em prebióticos.”


Sopa de abóbora, batata-doce, cenoura e alho-francês
Ingredientes:

1 abóbora Hokkaido
1 batata doce grande
3 cenouras
1 talo de alho francês

Prepraração
1.Cortar e cozinhar os legumes segundo a técnica confetti*

*Técnica confetti : Consiste em cortar os vegetais em tamanho muito pequeno e cozinhar sem água, cerca de 25 minutos em lume brando ou a vapor. Também se pode usar um thermomixer e cozinhar a 90 ºC, a uma velocidade baixa,sem água, durante 20 minutos.

2. No final, os vegetais foram triturados e juntei água a ferver ao puré, para obter a consistência pretendida.

3. Já no prato, tempera-se com flor de sal a gosto, leite de coco, germinados, frutos secos picados e cebola frita.


Bom apetite! E ainda mais saúde.


Por Catarina Beato do blog “Dias de uma princesa

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