Os Sabores da Primavera

Alegro

Por Sweet Gula

As mudanças são evidentes e estão por toda a parte. Cheira a flores, finalmente está aí o sol, ouvem-se os pássaros a cantar, os dias são mais compridos e luminosos e as temperaturas amenas. O inverno despede-se e chega finalmente a tão esperada primavera! E com ela chegam tantas outras coisas boas para aproveitar em família.

Tudo são motivos mais do que suficientes para aproveitar em pleno os dias mais coloridos do ano e saborear a nova estação. Abram-se as janelas, deixemos que os raios de sol tragam luz e vida às nossas casas, desfrutemos do bom tempo e dos espaços ao ar livre. Podemos começar por preparar aquele canteiro do jardim ou reutilizar aqueles vasos abandonados na varanda e ali colocar algumas plantas que irão dar lindas e coloridas flores para alegrar os espaços exteriores. Ou plantar algumas ervas aromáticas que estarão sempre prontas para finalizar um prato e trazer mais sabor e frescura à nossa mesa. Nada como o aroma de um manjericão ou de uma hortelã acabadas de colher! Colocamos uma mesa que irá receber as mais deliciosas e coloridas refeições para as quais escolhemos as receitas certas, trazendo cor e vida aos pratos que confecionamos. E porque é na cozinha que nasce essa magia da transformação de alimentos em pratos deliciosos, nada como trazer uma lufada de ar fresco a esse espaço que também é de confraternização. Que tal começar por dar uma arrumação na sua despensa?! Deitar fora aqueles ingredientes que já não usa, utilizar os que se encontram em fim de prazo de validade e aproveitar os primeiros ingredientes da estação?!

Não existirão limites para tornar perfeitas as nossas refeições de primavera, só precisamos de um pouco de criatividade e usar o que de melhor ela tem para nos oferecer. Toda uma nova variedade de frutas e legumes prolifera nos mercados e nas hortas seduzindo o mais comum dos mortais. São as primeiras colheitas da estação que irradiam cor e frescura. Desde as favas e as ervilhas verdes e tenras, passando pelas batatas novas, os espargos e as cebolas ou os deliciosos morangos que deixam um perfume irresistível no ar, tudo são motivos para preparar refeições mais leves, saudáveis, coloridas e nutritivas. Os legumes estão mais tenros e saborosos que nunca e este é o momento ideal, não só para os consumir mas também para os conservar e assim poder usufruir dos seus sabores  e propriedades durante mais tempo.

Dias maiores são sinónimo de mais tempo passado em família. Na praia ou no campo, o melhor é começar a planear aquele piquenique para o fim de semana, convidar alguns amigos e escolher as receitas perfeitas para que nada falhe. Receitas simples de confecionar, mas cheias de sabor, que terão como ingredientes principais o amor, a partilha e a gratidão por estes lindos dias de sol. Petiscos, conversas animadas, crianças divertidas, sorrisos espontâneos e muita animação, uma refeição ao ar livre com a sombra de uma árvore ou o barulho do mar como pano de fundo  e que tornam especial qualquer dia de primavera.

Os dias de primavera proporcionam ótimos momentos em família, passeios e piqueniques. Aceite a minha sugestão, prepare os ingredientes mais frescos e faça esta deliciosa receita de Bruschettas de Ervilhas e Hortelã para partilhar com a família e os amigos numa dessas saídas ao ar livre. Vamos saborear a estação!

Bruschettas de Ervilhas e Hortelã
Ingredientes:
| 8-10 fatias de pão de cereais ou sementes
| 100 g de requeijão Alho & Ervas
| 1 chávena de ervilhas cozidas
| 6 folhas de hortelã
| 2 c. (sopa) de azeite + q.b. para pincelar
| 1 c. (sopa) de sumo de limão
| pimenta q.b.
| sal q.b.
| 1 dente de alho
| ovos de codorniz
| rebentos de ervilha q.b.

Preparação:
1 - Leve um tacho com água ao lume e deixe ferver. Coza os ovos de codorniz durante 2 ou 3 minutos e reserve.
2 - Prepare o puré de ervilhas, colocando estas num processador de alimentos juntamente com as folhas de hortelã, o azeite e o sumo de limão. Tempere com sal e pimenta e triture grosseiramente. Retifique os temperos se achar necessário.
3 - Numa torradeira toste as fatias de pão. Pincele-as com azeite e esfregue nelas o dente de alho para aromatizar.
4 - Barre o pão com uma camada de requeijão de Alho & Ervas e de seguida distribua o puré de ervilhas, formando uma segunda camada.
5 - Sobre o puré de ervilhas disponha os ovos de codorniz cortados em metades e sirva as bruschettas com rebentos de ervilhas.

Célio Cruz, autor do Blog Sweet Gula 

Tags
  • 2016
  • celio cruz
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais