Planear Refeições Após as Férias

Bloggers
Alegro

Por sweet Gula

Setembro é um mês especial, é o mês que eu escolho para ir de férias. Mas como pertenço a uma minoria, este é sem dúvida o mês que marca o fim das férias para a grande maioria dos portugueses. É um mês de regressos, de volta à rotina, ao trabalho, à escola, aos hábitos de sempre. Após longos dias passados em família, com muito sol, passeios, praia, jantaradas e petiscos com os amigos, agora com energia renovada e baterias carregadas, é tempo de regressar a casa e organizar tudo meticulosamente para que o regresso ao trabalho e o início das aulas seja calmo e sereno.

Durante os meses de verão houve tempo suficiente para organizar as ideias, para procurar inspiração e fazer novas resoluções. Agora que as férias já lá vão, é chegada a altura de colocar essas ideias em prática, traçar novos planos, estabelecer novos objetivos e nos focarmos no regresso à vida que nos irá ocupar o resto do ano. E para que tudo corra da melhor forma é importante não cair na monotonia e recomeçar com muita energia.

Quer queiramos quer não, a mesa continua a ser o ponto de encontro de toda a família. Continua a ser o local onde se experimentam sabores mas também onde se partilham experiências vividas no dia-a-dia, onde conversamos com aqueles que nos são mais queridos. Quer seja durante a semana, onde pais e filhos se juntam ao final do dia para partilhar o jantar, quer seja ao fim de semana, onde ganham lugar os almoços de família, que juntam várias gerações, a mesa irá ser sempre um ponto de encontro e de partilha.

Convém por isso organizar e planear de forma simples e eficaz as refeições lá de casa, evitando desta forma ter de pensar diariamente o que irá fazer para o jantar, o que irá preparar para levar na marmita e almoçar no trabalho ou o que irá enviar para o lanche dos miúdos. A alimentação é algo que deve ser bem planeado e gerido e cabe a cada um de nós evitar a monotonia à mesa e tornar as refeições mais práticas, criativas e económicas.

Planear significa poupar!

Quantas vezes já deram consigo a olhar de improviso para o frigorífico e a abrir o mesmo à procura de ingredientes disponíveis para preparar uma refeição?! E quantas vezes já pegou num ingrediente que pretendia usar e este já tinha expirado o prazo de validade?! A solução para evitar estas situações passa, obviamente, por organizar e planear as suas refeições. Ao planear antecipadamente o que vai comer, irá poupar tempo e dinheiro e preparar um menu semanal não lhe levará mais que 30 preciosos minutos que lhe permitirão alimentar-se melhor e até fazer refeições mais saudáveis. Quer saber como? Então siga estes passos:

1 - Faça uma vistoria à sua despensa e frigorifico, verifique todos os alimentos que tem em stock, elabore uma lista dos mesmos e registe os prazos de validade. Consuma os ingredientes com o prazo de validade mais curto, evitando assim desperdícios.

2 - Trace um plano de refeições semanal. Elabore um menu para as refeições em família e faça uma lista de compras com os ingredientes necessários. Desta forma terá de se deslocar apenas uma vez por semana ao supermercado, evitando assim outras deslocações.

3 - Crie uma lista de compras mais eficiente. Isto só será possível se fizer um plano das suas refeições. Desta forma controla melhor as suas compras e evita a compra impulsiva de alimentos desnecessários ou que já possui em casa.

4 - Escolha receitas simples e faça refeições variadas. Não é fácil elaborar um plano de refeições quando se tem uma família grande e todos têm gostos diferentes. Procure receitas que sejam fáceis de preparar e que contenham ingredientes que agradem a todos.

5 - Aproveitar sempre as sobras das refeições e fazer novas refeições com elas. O ideal é nunca haver desperdício de comida. Se não pretender consumir as sobras nas refeições seguintes, congele e use mais tarde.

6 - Evite o consumo de refeições processadas. Com o pouco tempo disponível para cozinhar ao final do dia, a tentação em comprar refeições prontas é grande. Ao planear as suas refeições e com todos os ingredientes disponíveis em casa isso não irá acontecer.

Como pode verificar, planear as suas refeições semanais irá simplificar-lhe a vida e trazer-lhe algumas vantagens. Irá poupar mais no orçamento familiar, vai evitar desperdícios de comida, poderá usufruir de uma alimentação mais saudável e irá ter mais tempo disponível para investir na felicidade, passando tempo de qualidade em família. Deixo como sugestão uma receita deliciosa, para aproveitar as últimas amoras do verão que já estão no congelador à espera de serem usadas. Uns scones saborosos para o pequeno almoço em família ou mesmo para o lanche das crianças ou para receber os amigos num brunch de domingo.

Scones de Amora e Limão

Ingredientes:
| 125 g de farinha de trigo s/ fermento
| 120 g de farinha de trigo integral
| raspa de 1 limão
| 3 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 2 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 5 c. (sopa) de manteiga fria em pedaços
| 100 ml de leite
| 1 chávena de amoras
| 1 ovo batido
| açúcar mascavado q.b.

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal e reserve.
Numa taça larga coloque as farinhas, a raspa de limão, o açúcar, o fermento e o sal.
Junte a manteiga fria e em pedaços e comece a amassar com as mãos até obter uma mistura areada. Aos poucos vá adicionando o leite ao mesmo tempo que vai amassando e até conseguir formar uma bola.
Junte as amoras à massa e com as mãos envolva-as delicadamente e sem amassar demasiado. Se achar necessário junte mais um pouco de farinha.
Transfira a massa para uma bancada enfarinhada, forme uma bola e achate-a ligeiramente.
Corte em oito partes iguais e pincele com ovo batido.
Polvilhe  com açúcar mascavado e leve ao forno durante 15 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha ou saboreie ainda morno.

 

Por: Célio Cruz autor do Blog Sweet Gula

Tags
  • 2016
  • sweet gula
  • bloggers
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais