Plantas com tom e aroma de Natal

Sugestões
Alegro

Por Um Jardim para Cuidar

As plantas estão desde sempre ligadas à tradição do Natal, até o incenso e a mirra são óleos-resinas extraídos de plantas , o pinheiro, o azevinho, a estrela-do-Natal, etc , fazem parte do nosso imaginário e estão sempre presentes nesta época.

Não há nada mais bonito do que uma árvore de Natal natural, um abeto produzido em viveiros especializados em abetos nórdicos é uma solução sustentável e muito mais agradável, o aroma, a elegância e a forma criam só por si a atmosfera de Natal.

Ás árvores de Natal mais aconselhadas são os abetos: Abies ou Piceas que nesta época estão à venda em muitos hortos e viveiros.
Escolha uma árvore bem conformada e com ramagem densa. Se a quiser manter depois do NaTal ( o que eu aconselho), coloque-a no jardim, na varanda ou no terraço pois é uma planta de exterior. Regue-a regularmente e fertilize-a pelo menos duas vezes por ano (fim do inverno e fim do verão).

A tradição da árvore de Natal em Portugal
A ideia foi trazida pelo Rei D. Fernando II, para recordar a tradição de Natal da sua infância na Alemanha.  Em 1844 o Rei colocou no Paço Real uma árvore e enfeitou-a para festejar com os seus sete filhos e com a rainha, D. Maria II. A partir dessa época começou a ser tradição colocar uma árvore (pinheiro ou abeto) enfeitada.

Folhagem natalícia
Há ainda muitas outras plantas com folhagem natalícia, todos os cedros e os ciprestes têm uma folhagem e forma que de alguma  maneira chama ao Natal, têm também um aroma muito agradável e são muito resistentes, podendo ser excelentes aquisições para o jardim, varanda, terraço ou para ter dentro de casa (nesta época) depois devem ser colocados lá fora.

Plantas com bagas
Incontornável o azevinho com as suas folhas recortadas e as bagas encarnadas,  atenção que é uma espécie protegida por lei de acordo com o Decreto-Lei nº 423/1989, de 4 de dezembro. Só deve ser adquirida em viveiros que estão certificados e nunca se deve apanhar da natureza.Atenção que tanto os frutos como as folhas são tóxicos.

Há também outras plantas com bagas que podem ser muito interessantes para a decoração de Natal, gilbardeira, nandina, piracanta,  cotoneaster, teixo emedronheiro. São também boas opções para ter no jardim nesta época do ano, pois as bagas em vários tons de encarnado são muito bonitas.


Estrela-do-natal
Presente em quase todas as casas na altura do Natal ,a  cor da planta não é dada pelas flores mas sim pelas brácteas. Brácteas são estruturas foliáceas associadas às inflorescências cuja função é a proteção das flores.
Para conseguir garantir uma planta bonita durante muito tempo deve ter cuidado com a rega, o substrato não deve estar encharcado, só se deve regar novamente quando o substrato está totalmente seco
Podemos planta-la no jardim no final do inverno, fertilizar e regar regularmente e podá-la no fim do verão para que no outono comece outra vez a ficar encarnada para o Natal.

Por Teresa Chambel do blog “Um jardim para cuidar

Tags
  • natal
  • 2016
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais