Porque é que correr é tão bom?

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Alegro

por Catarina Beato

Publicado em 11/05/2017

O tema deste mês é a corrida! Ainda que os primeiros treinos possam ser dolorosos [não vos vou mentir, cansam], é importante encararmos este esforço como o início de um processo. Interessa ter uma visão panorâmica e pensar a longo prazo: passada a fase inicial [que passa rápido - juro!], a corrida é um escudo que nos protege, que nos faz sentir bem e que só traz benefícios. É sobre isso que vos falo hoje. 

Comecemos pelo óbvio: a perda de peso. A corrida é, de facto, uma das atividades desportivas mais completas e que mais promovem o emagrecimento pelo gasto calórico. Juntamos a isto, o facto de estarmos a solicitar vários músculos do corpo. Ou seja, além da perda de gordura, ficamos com uns músculos mais bonitos e salientes [atenção, porque é essencial conjugar com algum trabalho de musculação].

Um outro aspeto fundamental é o fortalecimento do sistema cardio-respiratório. Ao desenvolvermos esta componente, além de conseguirmos correr mais, tornamo-nos capazes de enfrentar com muito mais facilidade situações do dia-a-dia: subimos lances de escadas sem problemas, conseguimos carregar sacos ou trazer os miúdos ao colo ou às cavalitas sem sofrer.

Estes são os benefícios físicos mas também podemos falar dos psicológicos e emocionais. Esses são, para mim, os mais importantes. Senti-os na pele.

A corrida salvou-me. Devolveu-me tempo. Todos os quilómetros que corri corresponderam a várias sessões de psicanálise. O som da minha passada e da minha respiração acompanharam várias arrumações, mais ou menos dolorosas, daquilo que estava perdido e desalinhado na minha cabeça. Era e é o meu momento.

Usei muitos dos quilómetros que corri para fechar assuntos pendentes, carente de momentos existencialista, com muitos porquês e respostas adiadas. Aprender a conversar comigo foi a maior conquista de ter começado a correr.

A corrida é, de facto, uma forte arma anti-depressão, anti-sentimentos tóxicos. É um momento em que estamos connosco e nos organizamos. O treino pode ser cansativo, mas a satisfação que sentimos posteriormente compensa muito - são as hormonas da felicidade a entrarem em acção. E, no final do dia, na hora de dormir, temos um sono mais tranquilo e profundo.

Ponham na agenda: está marcada, para 21 de Maio,  a meia maratona do Alegro de Setúbal. Bem sei que 21 quilómetros são um desafio muito grande para quem está a começar, mas há alternativas: a corrida das famílias só tem 5 quilómetros, uma distância ótima para começar e para sentir o espírito que se vive nestas provas.

Se já correm, fica o desfio: um mês de preparação para a meia maratona. Se estão a começar: fazemos os 5 quilómetros? Quem alinha?

Este artigo foi produzido em exclusivo para o Alegro pela Catarina Beato do Blog Dias de uma Princesa

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