Prepara um verão saudável durante todo o ano

Bloggers
Alegro

Por Dias de uma Princesa

Eu acho que todas as desculpas são boas para tomar uma boa decisão. Por isso, se a proximidade do Verão e a perspectiva de ter que usar uns calções de banho ou um bikini leva as pessoas a quererem comer melhor e a fazer exercício físico, óptimo. Aproveitem esse motivo e tornem-se pessoas mais saudáveis [e mais felizes, acredito mesmo nisso].

Mas, e o “mas” é a parte mais importante deste texto, que “estar em forma para o Verão” não seja apenas um objectivo com urgência e inconsequente. Até porque “estar em forma” não é apenas uma questão de aparência física mas sim de saúde. E aquilo que queremos mostrar no Verão constrói-se durante o ano inteiro.

Ficam 5 dicas:
• Não acredite - nunca! - em dietas milagrosas [aqui podem ser incluídos todo o tipo de suplementos ou medicações que prometam o mesmo tipo de resultados instantâneos]. Uma dieta demasiado restritiva significa que irá perder peso rapidamente, verdade, mas também significa que sujeitou o corpo à carência de vários nutrientes o que, mais cedo ou mais tarde, significa ficar doente mas também procurar desesperadamente comida! Se quer dados mais práticos: cada vez que sujeita o seu corpo a uma dieta muito restritiva, quando precisar de perder peso, terá que reduzir ainda mais o consumo diário de calorias. Comer de forma equilibrada durante o ano todo - com direito a dias “menos” saudáveis e outros regrados, mas todos saborosos.

• Para ficar com um six pack invejável ou umas pernas torneadas e sem vestígios de celulite precisa de tempo. Eu sei, são péssimas notícias, mas os músculos precisam de tempo para serem construídas. Se treinar de Setembro a Setembro, em Julho ou Agosto terá de certeza resultados. Se começou em Maio é provável que desista porque não consegui nada do que tinha imaginado.

• Água, água, água. No Inverno em forma de tisanas quentes e, com o calor, pode sempre optar pela versão fresca. A água hidrata a pele, reduz a necessidade de comer quando o verdadeiro motivo do apetite não é a fome, diminui a celulite e ajuda a garantir um bronzeado invejável.

• Nem a modelo mais bem paga, ou aquele ou aquela colega a quem inveja o corpo perfeito, é digno desse adjectivo. Não há perfeição e todos os corpos merecem água salgada, areia e vitamina D. Escolha um biquíni ou um fato de banho de que goste mas deixe-se de complexos. Na praia, observe como todos os corpos são diferentes mas bonitos à sua maneira. Durante o Inverno faça esse exercício no ginásio ou enquanto corre pela cidade: cada corpo é um corpo e todos temos “corpo de Verão”, basta existirmos a partir de 21 de Junho.

• O direito à diferença também se aplica à expressão facial. Caramba! Não temos que andar todos sorridentes e com aquele ar de “sou tão feliz”. Permita-se às trombas quando precisar, às lágrimas de for caso disso, mas obrigue-se a perceber o que está mal na vida, o que pode mudar - e a fazer por isso - e a aceitar que algumas coisas não dependem mesmo de si. Agradeça pelas coisas boas que acontecem, mesmo que pareçam minúsculas, e respire fundo. O oxigénio é fundamental à vida e convém que chegue a cada milímetro do seu corpo. A calma emagrece, acredite em mim!


*Este artigo foi escrito sem acordo ortográfico


Autora Catarina Beato blog "Dias de uma Princesa"

Tags
  • saude
  • verão
  • 2016
  • água
  • dicas
  • emagrecer
  • dieta
  • saudável
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais