Prepare os relógios, a hora vai mudar

Sugestões
Alegro

por Bruna Pereira

No próximo dia 29 de Março, os ponteiros do relógio adiantam uma hora em nome do novo horário de Verão. Regressam assim os dias maiores, as temperaturas amenas e a luz até mais tarde.

Sair do trabalho com o sol ainda erguido vai ser um sonho feito realidade. Vai poder multiplicar a sua vida social em eventos ao ar livre, acordar mais cedo e poupar na conta de electricidade, graças a uma intensa luz natural há muitos meses aguardada pelas janelas. A propósito, sabia que foi por motivos de poupança que nasceu a necessidade de trocar as voltas aos ponteiros do relógio?

Em 1784, Benjamin Franklin (político que ajudou a fundar os Estados Unidos da América e inventor do fogão) sugeriu que bastariam 60 minutos para poupar milhares de toneladas de cera usada para velas, o método de iluminação então utilizado. A ideia era boa, mas faltava ainda um padrão nacional e internacional que regulasse o tempo e facilitasse a comunicação e as trocas comerciais dentro e fora dos países. Foi então que, em 1884, a International Meridian Conference, decorrida em Washington, decretou que o tempo passaria a ser medido a partir da Linha do Meridiano de Greenwich, responsável ainda por dividir o globo terrestre em dois hemisférios e estabelecer os respectivos fusos horários.

Durante a 1ª Guerra Mundial, a necessidade de poupar energia em contexto bélico instalou-se na Europa e, em 1916, vários países, entre eles Alemanha, a Áustria e Portugal, introduziram a chamada hora de Verão, de forma a prolongar a luz do sol até mais tarde e diminuir o consumo de energia.

Responsáveis por nos repartir o dia em períodos que utilizamos para comer, trabalhar, dormir e relaxar, os relógios são essenciais para a estruturação e organização do nosso quotidiano. Motivo mais do que suficiente para visitar as lojas Boutique dos Relógios, Bluebird, Horas & Jóias, Ourivesaria Rodrigues, Pandora, Ourivesaria Pedroso, Parfois, entre outras existentes nos espaços Alegro de Alfragide, Castelo Branco e Setúbal.

Tags
  • Lojas
  • alfragide
  • castelo branco
  • setubal
  • alegro
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais