Ver todos os artigos Let´s Talk

Temas Variados

Germinados: O Que São E Como Fazer

29 Março, 2017 Alegro

Germinados: O Que São E Como Fazer
Os germinados estão cada vez mais presentes no dia a dia gastronómico do cidadão comum, são saudáveis e fáceis de cultivar em casa. São o melhor da semente e da planta.

O que são grãos germinados?

Germinados são um alimento vivo, adequado a todas as idades e situações.
São o melhor das sementes e das plantas. Ao germinar uma semente estamos a melhorar e a multiplicar o seu valor nutricional, alcançando o sabor aproximado do futuro vegetal, mas sem a sua carga calórica.

Importância dos germinados


  • As sementes germinadas têm um elevado valor energético e tónico.

  • Devido ao seu incomparável valor biológico recomenda-se a sua utilização regular por todos, podendo ser consumidas em qualquer refeição, ao natural, em saladas, em sopas, incluídas em batidos, acompanhando legumes ou em sanduíches...

  • Em pequenas quantidades! O seu valor nutricional é tão elevado que o seu consumo deve ser moderado no que respeita á quantidade!

  • O ponto de vitalidade mais elevado no ciclo de vida de uma planta ocorre quando esta é um rebento, daí os seus benefícios nutricionais.

  • Ao germinar, alguns nutrientes dos cereais e das leguminosas multiplicam-se.
    (Nota: Num grão de trigo a vitamina C é praticamente inexistente, mas uma vez germinado o grão, o teor aumenta centenas de vezes)

  • O processo de germinação torna os nutrientes mais digeríveis, pelo que os rebentos causam menos flatulência do que os grãos que lhe deram origem.

  • Os rebentos são pobres em calorias, mas contêm quantidades apreciáveis de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, vitamina E, algum ferro e enzimas e proteínas.

  • Podem ser germinadas sementes de alfafa, trigo, feijão de soja, feijão mugo, lentilhas, entre muitos outros cereais, leguminosas e sementes variadas.

Como fazer germinados?

Antes de mais nada é necessário obter sementes:

  • Pode adquirir sementes comerciais próprias para fazer germinados;

  • Pode ter as suas próprias sementes fruto da sua recolha;

  • Pode ainda recorrer a sementes para uso alimentar;

A germinação das sementes

O processo de germinação é fácil. Podemos recorrer a germinadores comerciais ou fazer os nossos próprios germinadores.

  • Germinadores comerciais

  • Germinadores caseiros

Para uma boa germinação, basta seguir os seguintes passos


  1. Colocar uma quantidade de sementes num recipiente não furado (taça, prato fundo) e colocar água, preferencialmente de fonte ou mineral.

  2. Deixar demolhar durante 6 a 24 horas;

  3. O passo seguinte é escorrer a água das sementes;

  4. Enxaguá-las com água corrente e escorrer;

  5. Colocá-las no germinador e colocar num local à sombra ou num armário com luz, arejado e não muito frio. Duas vezes por dia deve passar as sementes por água corrente e deixá-las escorrer no germinador. Voltar depois a colocar no local de germinação.

  6. Ao fim de 3-5 dias os germinados serão já bem visíveis. Neste momento já podem ser utilizados, mas se esperar 6 ou 7 dias tornar-se-ão rebentos bastante maiores e mais enriquecidos.

Dica
Pode fazer um germinador caseiro usando um frasco de vidro com a tampa perfurada, todos os dias rega e escorre.

Artigos Relacionados