Ver todos os artigos Let´s Talk

Maquilhagem e Beleza

Queda de Cabelo: Causas e Tratamentos Capilares

30 Maio, 2018 Marta Alves

Queda de Cabelo: Causas e Tratamentos Capilares
Cada vez mais mulheres sofrem com a queda de cabelo, o que era maioritariamente notado no período do Outono e da Primavera passou em muitos casos a ser sentido o ano inteiro devido a factores que estão presentes na nossa vida quotidiana das cidades, stress e poluição.
É importante conseguirmos distinguir dois factores, queda de cabelo e calvície. A calvície afecta maioritariamente, mas não exclusivamente, homens, está ligada à genética e é hereditária. No caso das mulheres manifesta se muitas vezes durante o período de gravidez e na menopausa.

A queda de cabelo acontece devido tanto ao stress como mencionado anteriormente, como maus cuidados do cabelo e do couro cabeludo, falta de algumas vitaminas essenciais para o cabelo causadas por dietas desequilibradas, doenças, entre outras causas. Habitualmente é apenas uma condição temporária e reversível no sexo feminino. Existem, contudo, alguns casos em que a queda é mais persistente e nesta situação o melhor a fazer é consultar um médico especialista.

No caso da queda de cabelo sazonal existem cuidados que podemos ter e que ajudam efetivamente a recuperar e dar um novo fôlego aos nossos cabelos.
Tratamento Capilar: Ampolas e champôs anti-queda
Os tratamentos a que a maioria das mulheres recorrem são sem dúvida as ampolas e champôs anti-queda. Estes produtos ajudam, mas necessitam de uma utilização continuada durante um período específico de tempo e devemos combinar os vários passos da mesma gama, que têm habitualmente ingredientes que se potenciam quando usados em conjunto e que ajudam no tratamento da queda do cabelo.

Ampolas e champôs anti-queda: onde comprar?
Encontram na Pluricosmética Alegro Alfragide e Pluricosmética Alegro Setúbal a gama completa da L’Oréal Professional à base de Aminexil. Na Jean Louis David Alegro Alfragide ou Jean Louis David Alegro Setúbal está disponível a linha da Kérastase com várias propostas quer para travar a queda como para fazer manutenção em seguida e ativar os folículos adormecidos, efetuando assim um tratamento capilar completo.

Suplementos e vitaminas para o cabelo
Existem no mercado uma série de suplementos e vitaminas para o cabelo que ajudam no tratamento capilar, repondo os níveis que podemos ter em carência e dão um boost ao nosso cabelo, pele e unhas.  Habitualmente o tempo mínimo de toma são 3 meses, ao fim desse período conseguimos ver uma série de pequenos cabelos a crescer.

Suplementos e vitaminas para o cabelo: onde comprar?
Podem encontrar no Celeiro do Alegro Alfragide alguns destes suplementos para o cabelo, como o da Solgar por exemplo e na Farmácia Alegro em Alfragide, o Ecophane em pó.

Evitar a queda de cabelo: escovagem adequada
Muitas vezes não temos consciência, mas escovar o cabelo também faz parte do tratamento capilar, pois se não o fizermos correctamente podemos estar a danificar o cabelo. Devemos fazer este processo cuidadosamente, começando na parte inferior dos fios de modo a desembaraçar alguns nós que possam estar nessa zona do cabelo e em seguida então passar a escova desde o couro cabeludo até às pontas e sempre sem puxar os fios. Conseguem várias opções de ótima qualidade, na farmácia encontram as Tangle Teezer, na Jean Louis David a escova da Shu Uemura e na Pluricosmetica várias marcas de gama profissional.

Evitar a queda de cabelo: excesso de tratamentos químicos e pranchas
Os tratamentos químicos enfraquecem o cabelo, quer sejam descolorações, alisamentos, etc… assim como as fontes de calor a que expomos os nossos fios de cabelo: secador, pranchas e ferros. O ideal é tentar moderar a utilização destes produtos para darmos também um pouco de descanso ao cabelo. Quanto aos ferros e pranchas encontramos alguns no mercado que têm regulador térmico e podemos escolher os graus a que vamos trabalhar o cabelo, quanto mais baixo menos agressão, assim como podemos também usar um protetor térmico previamente sempre que vamos expor o nosso cabelo a temperaturas altas.

Pranchas e protectores térmicos de cabelo: onde comprar?
Na Pluricosmetica têm uma oferta vasta de pranchas e secadores profissionais, como os da Parlux, pranchas da babyliss e escovas da Jaguar. Já na Jean Louis David têm a gama da Kerastase e da Shu Uemura com diversos produtos para proteger os fios na hora da secagem. Têm também as famosas pranchas de cabelo GHD neste cabeleireiro assim como a escova de pelo de javali da Shu Uemura.

(Estas informações não dispensam a consulta de um médico ou dermatologista, são apenas indicações para queda sazonal de cabelo de carácter temporário)

Artigos Relacionados