Receitas frescas para dias de calor!

Bloggers
Alegro

Por Sweet Gula

O verão acaba de chegar e já paira no ar o cheiro a férias e a descanso. É tempo de relaxar, de dar mergulhos no mar, de aproveitar os dias mais compridos do ano, de carregar baterias e de passar mais tempo e momentos descontraídos em família e com os amigos. Com os termómetros a subir queremos aproveitar ao máximo cada raio de sol, queremos passear, sair de casa, e passar o mínimo tempo possível na cozinha a preparar refeições. Damos preferência a refeições simples, rápidas, leves e frescas. Seja no jardim lá de casa, no campo ou na praia, o importante é usufruir de refeições ricas em sabor e com os melhores ingredientes da estação.

A tendência é cada vez mais nos preocuparmos em comer bem, melhor e de forma saudável. Sendo esta uma altura do ano bastante rica e variada quer em frutas quer em legumes, nada melhor que usar aquilo que a natureza nos oferece e tirar daí o melhor partido e proveito e assim nos mantermos saudáveis e hidratados. A pensar nestes dias quentes que pedem pratos frios e bebidas mais frescas, existe toda uma panóplia de ideias leves e coloridas, fáceis de preparar e onde nunca faltará sabor.

Comecemos pela refeição mais importante do dia, o pequeno almoço. Este deverá ser sempre variado e nele podemos incluir um vitaminado smoothie de fruta ou um batido verde à base de legumes. Os legumes, quando comparados com as frutas, têm a vantagem de serem menos calóricos, e por isso podem ser consumidos sem qualquer peso na consciência. Nunca será demais abusar dos legumes! Podemos ainda complementar esta refeição com um iogurte natural, fruta fresca e, claro, sem nunca esquecer os cereais. Um bom e equilibrado pequeno almoço será determinante para um dia mais activo e feliz.

As saladas como prato principal!

São das refeições mais leves, frescas, menos calóricas e que mais apetecem em dias de calor. Ricas em vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, as saladas são muito apreciadas nesta altura do ano. Podem ser servidas como acompanhamento de outros pratos ou simplesmente como refeição principal. O segredo para uma salada deliciosa e equilibrada está no uso e na variedade dos ingredientes escolhidos. Mais uma vez os legumes podem e devem ser usados em grande escala, e aqui haverá sempre lugar para excessos. Grelhados ou crus, o importante é combinar cores, sabores e texturas, e desta forma saborear o verão no prato. Devemos optar por um boa proteína, seja ela de origem vegetal ou animal, o importante é que seja de qualidade. E para um toque extra de frescura, adicionar algumas ervas aromáticas como coentros, hortelã ou manjericão. Para finalizar e dar uma textura mais crocante, as sementes tostadas, os frutos secos ou mesmo croutons de pão aromatizados com alho, tomate ou alecrim são sempre uma boa opção. Evitar temperar com molhos como maionese, ketchup e outros e opte antes por uma gordura vegetal mais saudável como o azeite. Umas gotas de vinagre ou sumo de limão e em poucos minutos temos uma refeição completa e fresca pronta a degustar ou mesmo para transportar dentro de um frasco e saborear na praia ou num piquenique no campo. E nada saberá melhor que uma salada feita em casa com os legumes mais frescos da estação.

Todos gostamos de terminar uma refeição com algo doce. E quando falamos em sobremesas de verão, é inevitável não pensar nos gelados. Outras opções como semifrios, mousses, gelatinas ou mesmo fruta ao natural também poderão ser eleitos, mas é nesta altura do ano que os gelados são mais apreciados. Dos mais simples aos mais elaborados, o que importa é dar preferência aos gelados caseiros e feitos com fruta. E com a variedade de fruta que existe nesta altura, o difícil será mesmo escolher o sabor. O segredo é ter sempre fruta congelada em casa para em poucos minutos conseguirmos fazer um gelado saboroso que agradará a miúdos e graúdos.


Mas mais importante que tudo isto é nos mantermos hidratados ao longo do dia. Devemos beber bastante água entre as refeições, não só para matar a sede mas também para assegurar o transporte de nutrientes essenciais e oxigénio entre as células e assim mantermos estável a temperatura do nosso corpo. Por isso, beba muita água e mantenha-se hidratado durante o verão!

Como sugestão de uma receita fresca para estes dias de calor, deixo aqui uma deliciosa e simples salada feita à base de arroz preto, milho doce e Mozarella.


Salada de Arroz Preto, Milho e Mozzarella

Ingredientes: (para 4 pessoas)
| 200 g de arroz preto
| 2 maçarocas de milho doce, fresco
| 2 abacates
| 1 pepino
| 2 queijos Mozzarella
| sementes de sésamo preto
| folhas de hortelã fresco
| flor de sal q.b.
| pimenta acabada de moer q.b.
| vinagre de framboesa q.b.
| azeite virgem extra q.b.
| sementes de sésamo preto

Preparação:
Coza o arroz preto numa panela com água e sal seguindo as instruções da embalagem.
Depois de cozido, escorra o arroz e deixe arrefecer à temperatura ambiente.
Coloque um grelhador ao lume, pincele com azeite as maçarocas de milho e tempere com flor de sal. Leve a grelhar durante alguns minutos, tendo o cuidado de ir rodando as maçarocas para que estas não queimem. Depois de grelhado corte com uma faca, extraindo o milho das maçarocas.
Retire a semente aos abacates e descarte a pele. Corte a polpa dos abacates em cubos pequenos e reserve.
Lave o pepino e com um descascador de legumes corte tiras de pepino no sentido longitudinal e reserve.
Corte os queijos Mozzarella em cubos e reserve.
Numa travessa disponha o arroz preto e por cima espalhe o milho, o abacate, as tiras de pepino, o queijo e algumas folhas de hortelã.
Tempere com flor de sal, pimenta, vinagre de framboesa e um fio de azeite e polvilhe com sementes de sésamo preto.

Por Célio Cruz, autor do Blog Sweet Gula

Tags
  • 2016
  • sweet gula
  • Receita
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais