Santos populares é no Alegro!

Sugestões
Alegro

por Bruna Pereira

Se tiver um bairro favorito e preferir ver as marchas, fique por Lisboa. No caso de querer juntar-se à folia dos martelos e do alho-porro, rume ao Porto. Em qualquer dos casos, não se esqueça que o São Pedro também faz parte dos Santos Populares e o que os Centros Comerciais Alegro são o melhor lugar para começar a festejar qualquer um deles.

Rimas para si e para as primas
Portugal é um país de poetas – de Camões a Bocage, passando por Cesário Verde, Florbela Espanca, Miguel Torga e Al Berto – porque gosta de dizer as coisas de forma mais sublime, mais engraçada, mais genuína, mais original e mais humana. Continue a tradição e inspire-se nos melhores mestres na hora de treinar os versos da sua autoria.
Lojas Sugeridas: FNAC, Bertrand.

Sardinhas, bifanas e pimentos
Uma fatia de pão é o lugar ideal para pousar sardinhas, bifanas, pão com chouriço e tudo o que o corpo pedir para aguentar o bailarico pela noite dentro. A festa também é para os vegetarianos, que poderão aproveitar a gastronomia da época com umas saladas de feijão-frade ou grão-de-bico e molho verde de cebola e salsa com pimento assado para acompanhar. Combine com vinho português, sangrias, cerveja, limonada ou entregue-se a uma outra sugestão.
Lojas sugeridas: Hipermercado Jumbo e restaurantes da Praça de restauração.

De voz afinada e manjerico na mão
Os Santos populares não cheiram só a sardinha e a alho-porro, também cheiram a manjerico – mas só com a mão, porque nariz aqui não entra – e a papel de grinalda. Há cores espalhadas por todo o lado com harmónios de papel, lanternas e balões de onde nascem lâmpadas que convidam a um passo de dança e ao trautear dos grandes clássicos que os CDs já conseguiram imortalizar. Lembra-se de Beatriz Costa no filme “Canção de Lisboa”? “Ó-i-ó-ai, fui comprar um manjerico / Ó-i-ó-ai, vou daqui pró bailarico / E tenho um gaiato aqui dependurado /Que é mesmo o retrato do meu namorado…”.
Lojas sugeridas: Horto do Campo Grande, Espaço Casa, Ale-Hop, FNAC, Bertrand, A loja do Gato Preto.

Com um pé na dança e o coração na festança
Muito se dança, e ainda mais se anda, nos santos populares. Anda-se daqui para ali, de ali para acolá. Parando apenas para ganhar balanço e voltar a partir. É por isso que precisa de um calçado superconfortável. E já que está a começar por baixo, continue a decoração corporal em direção à cabeça. Calças, saias, blusas, camisas, camisolas e os mais variados adereços e bijuteria. De tudo isso se faz a farda das festas, um tempo para nos exibirmos descontraidamente belos e de coração cheio.
Lojas sugeridas: The Athlete’s Foot, Ericeira Surf Shop, Sport Zone, Décimas e Extreme.

Tags
  • alfragide
  • castelo branco
  • setubal
  • santos populares
  • manjericos
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais