Setúbal única

Novidades
Alegro Setúbal

És única, Setúbal

por Bruna Pereira

Se lhe pedirem para, de olhos fechados, apontar no mapa de Portugal a região de onde provém doces laranjas, o vinho Moscatel mais generoso e o melhor choco frito, o seu dedo vai ter de ir parar obrigatoriamente a Setúbal.

Mas não só de boa boca vive esta terra, também de bons versos. Sabia, por exemplo, que foi em Setúbal que nasceu Manuel Maria Barbosa du Bocage, um dos mais influentes poetas do século XIX e ilustre frequentador do Café Nicola? E foi também lá que viveu e deu aulas José Afonso, o eterno pai de “Grândola Vila Morena”?

Setúbal viu ainda nascer outros talentos, quer nas artes, como a cantora lírica Luísa Todi, quer nos relvados, veja-se o caso do "Special One" José Mourinho.

Setúbal é ainda um quadro de enorme beleza natural e paisagística, digno dos mais reputados museus. Ao viver emoldurada pelo Estuário do Sado e pela Serra da Arrábida, é com cheiro a mar que os visitantes a recordam, enquanto molham os pés em alguma das suas deslumbrantes praias atlânticas: Portinho da Arrábida, Creiro, Coelhos, Galapinhos, Albarquel, Figuerinha, entre outras.

Habituada a combinar a efervescência da vida citadina com a pacatez dos espaços verdes, Setúbal é também uma pegada histórica salpicada de monumentos, costumes e tradições. As suas gentes são francas, trabalhadoras e habituadas a agarrar a vida com as duas mãos, como se esta fosse algo de muito semelhante a uma rede de pesca.

Setúbal é ainda terra de pescadores. É um primeiro amor beijado pelo Rio Sado  um rio que é, desde sempre, uma fonte de inspiração e sustento, onde gerações de setubalenses navegam para sustentar as suas famílias e alimentar os seus sonhos.

Povoada até por mouras encantadas de irresistível beleza, conforme apregoam as suas lendas, Setúbal nunca deixa de impressionar. Será por isso que é mágica. Será por isso que é única.

Eu me ausento de ti, meu pátrio Sado, mansa corrente deleitosa, amena, em cuja praia o nome de Filena mil vezes tenho escrito, e mil beijado… - Manuel Maria Barbosa du Bocage

Tags
  • setubal
  • alegro
  • novidades
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Setúbal

Conheça o Centro Comercial Alegro Setúbal, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais