Setúbal veste-se de laranja por uma boa causa

Eventos
Alegro Setúbal

por Bruna Pereira

Em tempo de paz e amor, o Centro Comercial Alegro Setúbal juntou-se à causa da Organização das Nações Unidas “Orange The World: End Violence Against Women and Girls” e organizou a iniciativa “Igualdade Alegro Setúbal”. Em conjunto com o agrupamento de Escolas Lima de Freitas, o Alegro Setúbal juntou-se no dia 8 de dezembro a uma série de inciativas contra a violência de género que incluiram exposições, espaços informativos e até duas experiências Flash Mob.

A tradição manda que as cores da quadra natalícia sejam, sobretudo, o verde, o vermelho e o dourado. No entanto, este ano, a Organização das Nações Unidas escolheu novamente o laranja, uma cor vibrante e otimista, para chamar a atenção do mundo para o fim da violência e da desigualdade de género, através da iniciativa anual e global “Orange The World: End Violence Against Women and Girls”. Celebrada em mais de 70 países, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, as duas datas que assinalam precisamente o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, respetivamente, a iniciativa traduz-se em 16 dias de ativismo, durante os quais milhares de pessoas em todo o mundo dizem não a todo o tipo de exploração, discriminação e violência contra as mulheres.

“Igualdade Alegro Setúbal”
Por cá, também os jovens de Setúbal se juntaram ao movimento laranja, que pretende promover uma consciência cidadã no que toca às discriminações em contexto escolar e comunitário, nomeadamente a violência no namoro. Perto de 500 alunos do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas (AELF), do pré-escolar ao 12º ano, por exemplo, organizaram uma agenda completa de debates e outras iniciativas em torno da discriminação de género,

O destaque foi para o dia 8 de dezembro, altura em que os estudantes fizeram do Alegro Setúbal o palco para a ação “Igualdade Alegro Setúbal” e que incluiu diversas iniciativas, entre elas a Àrvore de Natal Pela Igualdade, decorada pelos alunos do 1º ciclo do AELF; um espaço de informação relativo aos direitos humanos e à erradicação da violência de género, localizado na Experience Box; a exposição “Dar a Cara pela Igualdade”, presente nas Praças Bombordo e Estibordo e enriquecida com frases e fotografias alusivas ao tema; e ainda a organização de duas impactantes Flash Mob.

Tags
  • setubal
  • alegro
  • igualdade
  • mulheres
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Setúbal

Conheça o Centro Comercial Alegro Setúbal, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais