Setúbal voa além fronteiras

Novidades
Alegro Setúbal

por Bruna Pereira

“O Rapaz dos Pássaros”, pintado por Sérgio Odeith no exterior do Auditório José Afonso, em Setúbal, foi considerado um dos 24 murais mais bonitos do mundo pelo site I Support Street Art.

Só alguém que ainda guarda na memória uns pés de criança cheios de terra a correr por entre aves que rasgam céus de azul poderia pintar com tanto realismo outro rapaz, também ele descalço, e também ele amante dos pássaros. É assim que Sérgio Odeith explica tantas afinidades com o mural inaugurado em Março de 2014, ao abrigo da original iniciativa “Arte em toda a parte”, levada a cabo pelo Alegro Setúbal: “o facto de ter passado a infância e o início da adolescência, até aos 13/14 anos, no Alentejo, ajudou-me bastante na concretização deste trabalho, que reflecte tempos em que as pessoas andavam descalças e tinham mais contacto com a natureza”.

Juntando o melhor dos dois mundos, campo e cidade, Odeith fez uso do seu imenso talento para a arte urbana, conseguindo transformar uma fotografia dos anos 30 num mural vanguardista com perto de 20 metros. No retrato original, da autoria de Américo Ribeiro, aparece um menino a segurar uma gaiola de pássaros. Com o nome de Vicente Inácio Martins, esse rapaz da fotografia conta hoje com mais de 90 anos e foi com surpresa que viu a sua meninice ampliada numa parede, conta Odeith: “embora muito velhote, o senhor lembrou-se imediatamente da ferida no tornozelo que tinha no momento em que foi tirado o retrato. Foi curioso recordar isso depois de 80 anos.”

Deslumbrado com a sensibilidade do artista português, o site I Support Street Art reconheceu “O Rapaz dos Pássaros” como um dos 24 melhores murais de 2014. Para ver os restantes trabalhos seleccionados (provenientes de países como Porto Rico, Itália, Marrocos, Canadá e México, só para citar alguns), visite o site oficial, em www.isupportstreetart.com.

A todos os que como o I Support Street Art valorizam a arte urbana, Sérgio Odeith deixa uma mensagem: “é muito bom ver que as pessoas valorizam, cada vez mais, este tipo de arte e a sabem distinguir de actos de vandalismo e de verdadeira poluição visual, como são, muitas vezes, os cartazes políticos”.

Sabia que a fotografia original de “O Rapaz dos Pássaros” era a preto e branco? No mural, Odeith decidiu deixar o seu cunho pessoal e colorir os pássaros, fazendo memória das cores que tinham as aves da sua infância: azul e amarelo.

Saiba mais sobre este artista português no site oficial, em www.odeith.com, e no Facebook, através da página https://facebook.com/odeithofficialpage.

Tags
  • setubal
  • alegro
  • arte
  • cultura
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Setúbal

Conheça o Centro Comercial Alegro Setúbal, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais