Somos aquilo que comemos

Bloggers
Alegro

Por Catarina Beato

Publicado em 03/02/2017

Volto a trazer-vos os ensinamentos da maravilhosa chef Joana Moura. Fico sempre fascinada com tudo aquilo que os alimentos podem fazer pela nossa saúde. É tal frase, tão repetida como verdadeira: somos aquilo que comemos.


Desta vez, a Joana Moura, autora do blog www.jocooking.pt fala-nos das propriedades dos caldos.
"Cozinhar peixe/espinhas, carne/ossos com vegetais, para se produzirem caldos, é algo comum a todas as cozinhas no mundo. Os caldos são a base culinária de muitos preparados e encontramos em todo o tipo de cozinhas, no entanto em casa, cada vez se utilizam menos e desconhecemos os seus benefícios ou a forma de como fazê-los."


As propriedades destas receitas parecem “mágicas” mas são fáceis de explicar: "quando cozinhamos ossos ricos em colagénio e sais minerais, num meio ligeiramente ácido (com vegetais)  e durante algumas horas, o resultado é alquímico, obtemos um caldo rico em compostos derivados de proteínas (como: proteoglicanos, glucosaminas, condroitinas, ácido hialurónico, etc.), que têm efeitos tranquilizadores e anti-inflamatórios, para o nosso organismo. Todos estes compostos existem no nosso colagénio (tecido que une as nossas células). Ao consumirmos regularmente estes caldos, além de serem muito saborosos, ajudamos a regeneração deste tecido tão importante, o nosso colagénio."

Fica a sugestão, regeneradora - e quem não quer parecer e sentir-se mais novo? - mas também tão reconfortante neste inverno: bebam regulamente estes caldos.

Por Catarina Beato do blog " Dias de uma princesa"

Tags
  • nutrição
  • catarina beato
  • blogger
  • culinária
  • caldos
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais