Tenha umas férias com 4 patas

Sugestões
Alegro

por Bruna Pereira

Sabia que quase metade das casas portuguesas possui um ou mais animais de estimação, o dobro da média europeia? Segundo a PetEmotions, ao todo são 1,9 milhões de cães e 1,5 milhões de gatos que todos os dias fazem companhia a humanos no nosso país.

Contudo, e com a chegada das férias, muitos são os donos que deixam o seu amigo peludo de 4 patas abandonado. Não siga esse mau exemplo e veja por que é que vale mesmo a pena levar a sua mascote para todo o lado – incluindo as férias:

São divertidos
Não são só as raparigas que precisam de diversão, como cantava Cyndi Lauper. Toda a gente merece algum estímulo para a brincadeira e, a par das crianças, os animais de estimação são campeões nesta matéria. Bolas, bonecos, garrafas de plástico, meias, sapatos… Tudo pode ser um bom objeto de diversão.

Promovem a sociabilidade
Ter um cão significa ter, pelo menos, duas boas razões para sair de casa todos os dias. Durante esse itinerário, vai poder trocar impressões com outros donos (e não donos) de animais, que vão querer fazer festinhas e saber os mais incríveis pormenores acerca do seu amigo canino.

Ajudam a relaxar
Já reparou que os animais de companhia tentam perceber o que dizemos (sabendo inclusivamente o que significam algumas palavras mágicas como “biscoito” e “vamos à rua”) e olham fixamente para nós para entender o que estamos a sentir e poderem ajudar? Esta interação é verdadeiramente benéfica, sobretudo se acariciar a sua mascote, já que este pequeno gesto é suficiente baixar o ritmo cardíaco, equilibra a tensão arterial e induz a um estado meditativo inconsciente.

São ótimos ouvintes
Se não tiver mais ninguém com quem desabafar, fale com o seu gato e o seu cão, eles vão ter sempre tempo para si. Não é loucura, é um exercício muito útil que o ajudará a ver-se livre dos seus problemas e receios (sem ser julgado e incompreendido). Este método é tão eficaz que são várias as instituições que o utilizam para tratar crianças vítimas de violência e abusos.

Tornam-nos mais saudáveis
Não há maior motivação para uma corrida do que ir buscar o seu cão (que entretanto foi “conversar” com outro a 20 metros enquanto o passeava na rua), arrumar os seus brinquedos ou persegui-lo pela casa em busca das pantufas que leva na boca.

Aumentam a nossa confiança
Sabia que os animais ajudam a construir a autoconfiança das pessoas ansiosas e com receio de se mostrarem ao mundo? Não é à toa que são os nossos melhores amigos: estão sempre a dar-nos carinhos, querem ir connosco para todo o lado, comer a nossa comida, dormir na nossa cama e aparecer em todas as nossas fotografias.

Fazem-nos felizes
Sabia que um estudo publicado Journal of Personality and Social Psychology revela que os donos de animais estão menos sujeitos a sentimentos depressivos do que as pessoas que não possuem mascotes? Ter um animal evita a solidão, aumenta o sentimento de pertença e reforça ainda a vitalidade e a alegria de viver.

Depois de tantos benefícios, é altura de retribuir com vacinação sempre em dia, alimentação adequada, cama confortável, check-ups anuais no veterinário, recipientes de comida e bebida sempre limpos e saquinhos para apanhar os dejetos do seu animal de companhia – se nos estiver a faltar alguma coisa, entre nas lojas Quatro Patas (Alegro Setúbal) e Jumbo (Alegro Alfragide, Alegro Castelo Branco e Alegro Setúbal), porque lá encontra tudo o que precisa.

Tags
  • alfragide
  • castelo branco
  • setubal
  • animais
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais