Tudo sobre batons!

Bloggers
Alegro

Por The Pink Lemonade

Ao longo das décadas o batom foi dos produtos de maquilhagem mais vendidos e mais procurados na industria da maquilhagem. Se pensarem um pouco lembram-se de figuras icónicas do cinema que eternizaram certas cores. Quem não se lembra do Vermelho à Marilyn Monroe? Ou do rosa clarinho típico dos anos 60 nos lábios de Brigitte Bardot e mais recente dos tons castanhos nude das irmãs Kardashian. Todas nós queremos encontrar tons que façam match com connosco, hoje dou-vos algumas dicas de como utilizar e escolher os vossos batons!

1- Dimensão dos lábios
2- Lápis de contorno de lábios, usar ou não usar?
3- Dar volume
4- Hidratar, sempre!
5- Texturas
6- A cor certa?

1- Dimensão dos lábios
Um dos truques para dar volume a lábios finos é utilizar cores clarinhas, o bege, o nude, um rosado pálido dão o efeito de leveza e criam a ilusão ótica de parecerem maiores. Já os lábios mais carnudos funcionam muito bem com cores escuras porque fazem o efeito contrariam ou com tons exatamente do tom natural do lábio. Isto não quer dizer que não possam utilizar desde tons claros a escuro, isto é uma dica não uma regra.

2- Lápis de contorno de lábios, usar ou não usar?
Se pretender um efeito super natural utilize a barra do batom diretamente nos lábios e esbatam a linha de contorno com a ajuda de um cotonete, a ideia é não se ver bem os limites do batom. Caso utilize batons com cores fortes, textura cremosa ou mate o contorno é o vosso melhor amigo, ajuda a delinear uns lábios perfeitos, evita que o batom se espalhe nas linhas em redor dos lábios e ajuda a durabilidade. Deve escolher um contorno do tom do batom para fazer a combinação perfeita.

3- Dar volume
Muitas de nós queríamos uns lábios à la Angelina Jolie, mas nem todas geneticamente temos a sorte daquele volume, contudo com a ajuda da maquilhagem conseguimos melhorar esse aspecto. Se aplicarmos um bocadinho, sim apenas um bocadinho, na maquilhagem de dia a dia a beleza está na subtileza, de iluminador no arco acima do lábio superior conseguimos destacar o volume. No lábio inferior toque com um gloss no centro do lábio para criar aquele efeito saliente.

4-Hidratar, sempre!
Uns lábios bem hidratados permitem-nos utilizar todas as texturas, o resultado final depende do estado dos lábios, se tiverem os lábios desidratados optem por texturas mais sheer ou gloss caso contrário irão notar a cor do batom nas peles secas. Ter sempre à mão batom hidratante e fazer exfoliação labial sempre que necessário.

5- Texturas
No que diz respeito às texturas temos muito a dizer, primeiro há que ter em conta que batons mais Cremosos ou Sheer têm menos duração do que batons Mate, se forem batons líquidos na maioria dos casos desidratam mais os lábios, pessoalmente prefiro mate em stick.
Existem no mercado texturas para todos os gostos, os batons mais leves que fazem um efeito bastante natural e mantêm a hidratação, os cremosos que têm habitualmente boa cobertura e a textura de batom “tradicional” a que estamos habituadas, os Mate que não têm qualquer tipo de brilho, os tons metálicos e brilhantes que através das partículas ajudam no volume e por fim a textura gloss.

6- A cor certa?
Na minha opinião cada pessoa deve utilizar as cores com as quais se sente confortável, contudo existem algumas linhas guias para vos ajudar a escolher tons que possam gostar e encaixar bem com a cor da pele, olhos e cabelo.

Loiras: Habitualmente os tons mais clarinhos encaixam super bem se pretender um look delicado como rosa suave, coral ou bege. Para dar mais cor, experimente cores que façam contraste com a pele, como os bordeux escuros, os vermelhos vivos que ficam lindamente quando entramos no verão e a pele ganha um tom sunkissed. Os tons de roxo e lilás também ficam super bem.

Morenas: Os tons de coral dão leveza, pode optar também por rosa velho, pêssego, framboesa, vermelhos mais vivos ou mas suaves.

Negras:  Para peles negras as melhores opções variam desde os bordeux, ameixa, castanhos metalizados, vermelho vivo ou alaranjado e para nudes os tons de rosa escuro ou tom de tijolo são boas opções.

Agora experimentem e divirtam-se, não há nada como aplicar o batom e olhar-se ao espelho! Gostou do que viu? Então é esse mesmo que deve usar!

With love,
Marta Alves autora do blog The pink lemonade

Tags
  • moda
  • maquilhagem
  • 2016
  • batom
  • cor
  • labios
  • volume
  • hidratação
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais