Uma carta aos pais!

Bloggers
Alegro

Por Vera Pinheiro

Calma com o fim das férias.

Por esta altura já, muitas famílias dão por terminadas as suas férias de verão. Muitos pais regressam também à sua rotina frenética de trabalho e do dia-a-dia, mas as crianças ainda continuam de férias… Lembram-se? Lembram-se das tão desejadas férias grandes de verão? Pois é, sem querer, os pais – querendo ser organizados e ter tudo sob controlo – começam imediatamente a falar sobre a escola, sobre o que há a fazer e sobre o que as crianças têm que fazer, muitas vezes, logo na viagem de regresso a casa.

Mas a verdade, pais, é que, por esta altura, os vossos filhos ainda estão de férias e, sendo uma altura tão esperada por eles, as crianças só pedem para terem o direito de gozar as suas férias até ao último dia, com a mesma paciência que eles tiveram para esperar que os pais entrassem de férias. E sem esquecer que, depois de duas ou três semanas, em que eles tiveram a atenção exclusiva dos pais, vai ser difícil que eles aceitem de novo essa separação sem criar alguma resistência – e estou a falar das birras que, no fundo, são meras chamadas de atenção.

Se calhar, por estes dias, os pais também já estão desejosos de voltar a essa rotina, pois os dias de 24 sobre 24 horas com os filhos podem ter sido exigentes e desgastantes. Os pais podem inclusivamente estar a precisar de tirar uns dias de férias “das férias” – o que é perfeitamente legítimo. Mas a realidade das férias em família é mesmo esta e o truque será aceitarmos que as nossas férias vão ser sempre assim: muito exigentes, mas, tenho a certeza, que também com muitos momentos felizes e muitas gargalhadas partilhados a três, a quatro, a cinco…

Aquilo que é importante não esquecer é que, com o fim das férias, tanto os pais como as crianças podem sofrer de algum tipo de depressão ou ansiedade com o regresso às suas rotinas normais, de trabalho ou de escola e que podem durar ainda algumas semanas. O ideal é que as famílias encontram a sua forma de suavizar esse impacto, por exemplo:
- Reservando alguns dias para organizar com tempo e calma o regresso das férias, desafazer as malas, etc… antes de voltarem ao trabalho/escola;

- Continuem a falar sobre as férias, os momentos divertidos, o que fizeram durante as vossas conversas;

- Escolham algumas fotografias em conjunto para imprimir;

- Continuem a fazer programas divertidos, como uma ida à praia, um encontro com amigos, um passeio...

- ou, ainda, falar sobre aquilo que não conseguiram fazer e que gostariam de fazer nas próximas férias.

O objectivo é o de suavizar o regresso à rotina, prolongando assim o espírito das férias até que o vosso corpo reaja e esteja novamente adaptado aos horários e ritmos de todos os dias.

E, com tudo isto, resta-me desejar boas férias para quem ainda está de férias e bom regresso aos que já terminaram!

 

Por Vera Pinheiro autora do blog A Viagem dos V's

Tags
  • ferias
  • 2016
  • As viagens dos Vs
  • crianças
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais