Voltar a brincar é divertido!

Alegro

Por As viagens dos Vs

Educar um filho também se faz a brincar.
Actividades para pais e filhos.

Enquanto mãe a tempo inteiro, durante dois anos, uma das maiores pressões que senti foi a de saber se o meu filho teria o mesmo desenvolvimento que outra criança da idade dele que estivesse já na creche.

Porém, foi nesta minha nova missão que descobri igualmente um novo “trabalho”, sem pausas e muito exigente: o de educar e cuidar de um bebé, sabendo da responsabilidade que é e querendo que ele estivesse à altura de qualquer desafio. Ora, neste meu novo trabalho - que ia descobrindo ao mesmo tempo que o ia colocando em prática - percebi rapidamente que não haveria muito tempo para ter horas livres, pois, de manhã à noite, havia toda uma série de atividades a desenvolver. Cada mês que surgia lançava novos desafios para os quais tinha que estar preparada!

Entre outras coisas, (re)descobri a magia de voltar a brincar, de me abstrair da correria do dia-a-dia para me dedicar a explorar cada dia do crescimento do meu filho. Com ele, voltei a ser criança e, sabem, gostei! Voltei a ler livros infantis, voltei a ter interesse por procurar brinquedos que ambos gostássemos e mudei grande parte dos meus programas. A preocupação com o desenvolvimento da componente social, fez-me ocupar grande parte dos nossos dias com programas para a idade dele: muito cedo teve o seu primeiro concerto de música; muito cedo fomos participando em várias atividades de estímulo e de socialização.

No fundo, o facto de não ter o meu filho na escola forçou-nos a sair de uma zona de conforto e a incentivar as brincadeiras fora de casa – sempre diferentes, com pessoas diferentes -  e, quase sem querer, ganhámos um precioso hábito: o de ter tempo em exclusivo com o nosso filho, em que apenas ele é o centro da nossa atenção, onde não há televisões, telemóveis, tablets.

E a verdade é que este tempo passado em conjunto é tempo de qualidade, leva-nos a fazer parte do seu processo de descoberta, a conhecê-los muito melhor e a estreitar os laços. Um adulto que brinca com uma criança está a demonstrar-lhe o amor e o carinho que sente por ela, ao mesmo tempo que eleva o nível de interesse, enriquece e estimula a imaginação das crianças.

Hoje em dia não é difícil encontrar programas para pais e filhos, muitos deles até gratuitos. Há cada vezes menos desculpas para não nos ocuparmos a 100% da educação dos nossos filhos, educação essa que não passa somente pelas chamadas de atenção, pelas regras... educar um filho também se faz a brincar!

Consultem a agenda dos Centros Comercias Alegro e descubram, todos os meses, a vasta oferta neste tipo de atividades. Experimentem, não se vão arrepender!


Vera Dias Pinheiro, autora do blog As viagens dos Vs

Tags
  • 2016
  • vera dias pinheiro
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais