Ver todos os artigos agenda
10
Sáb Ago
a 1
Dom Set
2019

Eventos

Horta Biológica

Publicado a 1 Agosto, 2019

Vamos pôr as mãos na terra? A nossa Horta Biológica é para todos

Plantar. Cuidar. Colher. O cultivo de legumes, vegetais e ervas aromáticas é mais simples do que parece. No Alegro Alfragide vamos pôr as mãos na terra com vários workshops na nossa Horta Biológica, entre 10 de Agosto e 1 de Setembro. No final, levamos para casa os produtos que plantámos. Saboroso, não é? 

Tudo o que precisam de saber para construir uma Horta Biológica em casa está na Praça Principal do Alegro Alfragide. Vão ser quatro fins de semana com workshops dedicados à horticultura, abertos ao público. Das ervas aromáticas aos jardins verticais passando pela reutilização de materiaistemos verdadeiras sementes do conhecimento para partilhar.

1, 2, 3 vou plantar outra vez

A primeira fase diz respeito à instalação das culturas. Nos dias 10 e 11 de agosto, plantamos alfaces, couves, cenouras e outras variedades. vermicompostoum nutritivo húmus de minhoca, vai dar uma ajudinha. O fim de semana seguinte é dedicado às aromáticas. Juntamos à horta salsa, aipo e cebolinho, ótimas para proteger as hortícolas.  

Nos dias 24 e 25arranca a segunda fase, com workshops sobre os cuidados da horta. Sabiam que para além de regar, há que sachar e mondar? Pois é, as ervas daninhas não se arrancam sozinha. Vamos ainda aprender sobre os insetos amigos da horta, aliados de sonho que a natureza nos dá. (Joaninhas e abelhas, obrigado por tudo.) 

A experiência chega ao fim nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. Na terceira e última fase é para dar tudo na colheita. Finalmente vamos poder colher e levar para casa o que plantámos e ajudámos a crescer. Até os que se juntaram mais tarde à aventura vão poder participar nos trabalhos – a maravilha das hortas biológicas é mesma essa: hortícolas saborosas para partilhar.    

Foi na horta do tio Alegro que eu plantei uma cenourinha

Os workshops vão decorrer ao fim de semana, na Praça Principal, entre 10 de agosto e 1 de setembro, das 11h as 19hA participação é gratuita. Miúdos e graúdos, já imaginaram a cara dos vossos amigos e familiares quando levarem para casa os hortícolas que plantaram? Mãos à horta!