Ver todos os artigos agenda
14
Ter Abr
2020

Dia Mundial do Café

Publicado a 7 Abril, 2020
Dia Mundial do Café

Dia Mundial do Café

É a segunda bebida mais consumida no mundo, só ultrapassada pela água. E desdobra-se em diferentes formas de consumo: cheio, curto, pingado, sem princípio, normal… até para a chávena temos opções – quente ou fria? A propósito do Dia Mundial do Café, celebrado hoje, recordamos as melhores formas de desfrutar desta bebida sem sair de casa. 

Em tempos de distanciamento social e isolamento, o café continua a fazer parte das nossas rotinas. Para muitos, a “bica” ao balcão logo pela manhã - quem sabe no Aquarius ou no Quiosque dos Sabores ou na Buondi do Alegro Alfragide - foi substituída pelo café em casa.

Por estes dias, entre os métodos mais populares para aproveitar o que muitos consideram a derradeira bebida dos deuses, destacam-se as cafeteiras italianas e as cafeteiras francesas. Temos também assistido ao regresso das cafeteiras de filtro, como este modelo em vidro, disponível para compra online d' A Loja do Gato Preto.

Enquanto não nos podemos juntar com os amigos em torno de uma mesa com expressos, galões, cappuccinos e outros que tais, contamos com a tecnologia para garantir os níveis de cafeína. Por exemplo, na Fnac encontramos uma variedade de máquinas de café automáticas ou manuais, cuja encomenda pode ser feita online.

Fãs de cápsulas, não desesperem. A Nespresso continua a funcionar online com o serviço de encomendas de café e máquinas, disponível no website e na app, para que possam manter o ritual sem interrupções.

Psssst… sabiam que?

Nunca é demais recordar que há várias utilizações possíveis para as borras do café. Numa altura em que estamos mais por casa, aproveitar este resíduo é uma ótima forma de reduzir o desperdício. Alguns dos nossos usos preferidos das borras de café incluem:  

  • fertilizar as plantas, ao misturar as borras com a terra; 

  • esfoliar a pele, juntar um pouco de água e massajar o rosto ou o corpo;  

  • refrescar o frigorífico, uma chávena com borras anula os cheiros da comida; 

  • desentupir o lava-loiças, despejar as borras pelo ralo e juntar água bem quente; 

  • entre muitos outros usospartilhados na blogosfera. 


Despedimo-nos com uma curiosidade: o café é tão popular que chega a ser celebradmais do que uma vez por ano. Sim, para além do Dia Mundial do Café (14 de abril), existe o Dia Internacional do Café (1 de outubro), data escolhida pela Organização Internacional do Café para reconhecer todos os que trabalham na indústria – dos agricultores aos baristas 

Por nós, tudo bem. Duas datas = Mais motivos para celebrar.