Ver todos os artigos agenda
11
Qui Jun
a 25
Qui Jun
2020

Clube de Costura

Clube de Costura – T-shirt personalizada

Publicado a 9 Junho, 2020
Clube de Costura – T-shirt personalizada

PASSO A PASSO, DAMOS NOVA VIDA A UMA ? SIMPLES 

Numa altura em que a sustentabilidade está no topo das prioridades de todos nós, vamos descobrir como podemos dar uma nova vida (e novas cores) a uma T-shirt simples. A Andreia Damas, da retrosaria Bolo de Pano, ensina-nos passo a passo a personalizar as mangas, para um look renovado.

Antes de começarmos mais uma sessão digital do Clube de Costura, precisamos de reunir alguns materiais:

  • Máquina de Costura

  • T-shirt básica

  • Tecido (em renda ou com padrão)

  • Agulhas e alfinetes

  • Tesoura

  • Linha

  • Garfo

Clube de Costura – T-shirt personalizada

1.º CORTAR AS MANGAS E PREPARAR AS TIRAS

Começamos por virar a nossa t-shirt do avesso. Depois, cortamos com a tesoura cada uma das mangas, junto à costura. Passamos então à preparação do material que vai substituí-las: as tiras de tecido.

Cortamos duas tirar largas, com um comprimento entre 1m e 1.5m. Nós escolhemos usar uma renda branca, mas também resulta muito bem com um tecido de padrão colorido.

2.º COSTURAR E FRANZIR AS TIRAS

Fazemos uma bainha lateral em cada uma das tiras, mas apenas de um dos lados. Se, como nós, optaram pela renda, não se esqueçam de usar ponto ziguezague.

De seguida, com o tecido do direito, deixamos uma margem de quatro dedos antes de colocarmos o tecido sob o calcador. Lembrem-se: neste ponto, utilizamos a linha no ponto a direito.

É aqui que entra em jogo o nosso garfo: passamos o tecido no primeiro dente do garfo, dando uma volta até encostar no calcador. Retiramos o garfo e cosemos até meio da dobra. O importante é parar quando a dobra estiver cosida pela metade. Repetimos o processo, deixando uma pequena margem no final.

3.º APLICAR AS NOVAS MANGAS

Com a t-shirt do direito, alfinetamos o tecido franzido – que em tempos foi a nossa tira de renda - à manga. Cortamos o excesso, se necessário, e cosemos em toda a volta. Primeiro com ponto a direito, depois com ponto em ziguezague.

Para terminar, unimos o tecido em torno da manga de modo a fechar as aberturas. Depois, é repetir para a outra manga e está feito. ? A nossa t-shirt personalizada está pronta para o close-up.