Ver todos os artigos agenda
29
Qui Out
2020
Clube de Costura
Clube Costura - Almofada de Halloween
Publicado a 28 Outubro, 2020Almofada de Halloween
Esta semana, no Clube de Costura do Alegro Alfragide vamos aprender a costurar uma Almofada de Halloween Assustadora, perfeita para assustar os nossos familiares e amigos neste Halloween. 👻
Só precisamos de ficar atentos às instruções e aos gestos da Andreia Damas da retrosaria Bolo de Pano e dar ao pedal na máquina. Num instante damos um toque assustador às nossas casas e só precisamos dos seguintes materiais:
- 1 Tecido branco ou bege (cor clara)
- 1 Almofada de enchimento
- Alfinetes
- Fita métrica
- Lápis ou giz de tecido
- Linha preta
- Máquina de Costura
- Tesoura
Passo a passo
1.º Preparar os tecidosAdaptar o tecido às medidas:
- Cortar 1 tecido com 35 x 35 cm
- Cortar 2 tecidos com 25 x 35 cm.
- Arranjar 1 almofada de enchimento cmo 35 x 35 cm (Ou utilizar uma almofada que tivermos em casa)
2.º Coser as bainhas dos 2 tecidos
- Começamos por fazer uma bainha de 1 cm num dos dois tecidos que cortámos (25 x 35 cm): dobramos o tecido duas vezes na vertical e cosemos na dobra.
- Dica: para ajudar a prender o tecido podemos vincar as dobras com o ferro ou prender com alfinetes.
- Depois de terminada a bainha, repetimos o processo no outro tecido com a mesma dimensão.
3.º Vamos tecer a nossa teia de aranha?
- No tecido quadrado (35 x 35 cm), utilizando o lápis de carvão ou o giz de tecido, vamos desenhando levemente a nossa teia de aranha.
- Dica: Para não perdermos o fio à milhada, desenhamos primeiro uma bolinha no centro e, de seguida, desenhamos as linhas retas que vão de um lado ao outro da face a almofada. No final e para dar forma à nossa teia, vamos unindo as linhas numa espécie de círculos à volta do centro que desenhámos.
- Desenho terminado? Vamos passar à costura. Utilizando uma linha preta na nossa máquina de costura e começando pelo meio do nosso desenho, vamos costurar sobre as linhas que desenhámos.
- Dica: Se a máquina tiver um ponto a direito tripo, fazemos este processo nessa função, para que as nossas linhas fiquem mais grossas e a nossa teia assuste à distância.
- Sempre que acabamos de coser uma linha, viramos o tecido e paramos. Com a agulha espetada no tecido, levantamos o calcador e viramos o tecido, baixamos novamente o calcador e continuamos. Estamos assim a fazer um bordado livre, em que as nossas mãos é que guiam as linhas da nossa teia.
4.º Unir os tecidos
- Cosidas todas as linhas, deixamos o lado direito para cima e pegamos nos dois pedaços de tecido com as bainhas feitas e sobrepomos ao tecido com a teia. Juntando direito com direito, alinhamos com os lados de fora do quadrado e com as bainhas viradas para dentro. Atenção, uma bainha deverá ficar sobreposta à outra.
- Tudo alinhado? Cosemos nos 4 lados dos tecidos com a margem do calcador e um ponto a direito normal.
- Para finalizar, cortamos os cantos e chuleamos à volta, utilizando um ponto ziguezague. Agora só nos falta cortas as linhas, virar do lado direito, passar a ferro e fica pronta a nossa almofada.