Ver todos os artigos agenda
14
Ter Abr
2020

DIA MUNDIAL DO CAFÉ

Publicado a 13 Abril, 2020
DIA MUNDIAL DO CAFÉ

Dia Mundial do Café

É a segunda bebida mais consumida no mundo, só ultrapassada pela água. E desdobra-se em diferentes formas de consumo: cheio, curto, pingado, sem princípio, normal… até para a chávena temos opções – quente ou fria? A propósito do Dia Mundial do Café, celebrado a 14 de abril, recordamos as melhores formas de desfrutar desta bebida sem sair de casa.

Em tempos de distanciamento social e isolamento, o café continua a fazer parte das nossas rotinas. Para muitos, a “bica” ao balcão logo pela manhã – por exemplo, na Padaria do Montalvão do Alegro Castelo Branco - foi substituída pelo café em casa.

Por estes dias, entre os métodos mais populares para aproveitar o que muitos consideram a derradeira bebida dos deuses, destacam-se as cafeteiras italianas, também conhecida por moka, e as cafeteiras francesas, ou de pressão. Sem esquecer, claro, as cafeteiras de filtro que voltaram a ser tendência.

Enquanto não nos podemos juntar com os amigos em torno de uma mesa com expressos, galões, cappuccinos e outros que tais, contamos com a tecnologia para garantir os níveis de cafeína. Por exemplo, na seção de pequenos eletrodomésticos na página da Auchan, com uma variedade de cafeteiras e máquinas de café, cuja encomenda pode ser feita online.

Psssst... Sabiam que?

Nunca é demais recordar que há várias utilizações possíveis as borras do café. Numa altura em que estamos mais por casa, aproveitar este resíduo é uma ótima forma de reduzir o desperdício. Alguns dos nossos usos preferidos das borras de café incluem:

  • fertilizar as plantas, ao misturar as borras com a terra;

  • esfoliar a pele, juntar um pouco de água e massajar o rosto ou o corpo;

  • refrescar o frigorífico, uma chávena com borras anula os cheiros da comida;



  • desentupir o lava-loiças, despejar as borras pelo ralo e juntar água bem quente;

  • entre muitos outros usos, partilhados na blogosfera.


Despedimo-nos com uma curiosidade: o café é tão popular que chega a ser celebrado mais do que uma vez por ano. Sim, para além do Dia Mundial do Café (14 de abril), existe o Dia Internacional do Café (1 de outubro), data escolhida pela Organização Internacional do Café para reconhecer todos os que trabalham na indústria – dos agricultores aos baristas.

Por nós, tudo bem. Duas datas = Mais motivos para celebrar. ☕

Partilhar

Gostaram deste artigo?