Ver todos os artigos agenda
16
Sáb Nov
a 5
Dom Jan
2020

Um presépio para o Montijo brilhar

Publicado a 19 Dezembro, 2019

Um presépio para o Montijo brilhar

Os pinheiros, as luzes e os presépios já enchem as nossas casas de magia. E o Alegro Montijo não é exceção. Em 2019, deixamo-nos encantar pela mestria dos artesãos do Grupo de Artistas Vale de Eureka, com o tradicional presépio de homenagem à região. Ah, como é bonito o Natal.

Com todo o saber-fazer e muitas horas de trabalho manual, os artesãos recriaram mais uma vez os principais marcos, atividades e detalhes que compõem o passado e o presente do Montijo e arredores. Dos edifícios históricos, com os traços de arquitetura tradicional, à contemporânea ponte Vasco da Gama, passando pelo renovado Alegro Montijo, há espaço para tudo no presépio.

Assim, entre cerca de uma dezena pontos de interesse – a começar pelo Alegro, claro – os destaques vão para a Câmara Municipal, a Igreja Matriz, o Coreto, a Ermida, a Igreja de Santo Isidro de Pegões, o Moinho de Maré, os moinho de vento, a Praça Amadeu Augusto dos Santos, o Cais (sem esquecer o barcos da procissão do Santo), os campos agrícolas, o mercado e as estufas de flores, e muito mais.

Das flores às pessoas, um presépio para todos 🙏

Com mais de 500 flores, com a gerbera no papel principal, 100 árvores, 80 animais e 60 figurinos, o presépio do Alegro Montijo transborda vida e magia. Crianças a brincar na rua, moleiros e trabalhadores no campo, mariscadores junto ao rio – que até tem um sistema de circulação de água – compõem um autêntico postal de Natal.

A cabana do Menino, junto a Maria e a José, resguardado pelo burro e pela vaca, lembra-nos que esta é uma época de paz e alegria, para aproveitar com os amigos e a família. Se nos deixarmos levar pelo espírito e os olharmos com atenção, quase conseguimos ouvir os Reis Magos a chegar.

São os detalhes como a iluminação dos espaços, a água a correr no rio e os caminhos decorados a terra e musgo que nos fazem sonhar com as noites chuvosas de inverno e com o quentinho da lareira, tão acolhedor durante as festas.

Até dia 5 de janeiro, a criatividade dos mestres e a nossa imaginação levam-nos num passeio muito especial pela região. Com uma visita ao Presépio Tradicional, na Praça do Moinho - piso 1, podemos explorar o melhor do Montijo, sem sair do Alegro Montijo. Milagre de Natal? Só há uma maneira de descobrir 😉

Partilhar

Gostaram deste artigo?