Ver todos os artigos agenda
9
Qui Jul
a 22
Qua Jul
2020

Clube de Costura

CLUBE COSTURA - SCRUNCHIES PARA O VERÃO

Publicado a 9 Julho, 2020
CLUBE COSTURA - SCRUNCHIES PARA O VERÃO

SCRUNCHIES PARA O VERÃO

Esta semana, no Clube de Costura do Alegro Setúbal vamos aprender a costurar Scrunchies para o Verão, os acessórios de cabelo que elevam os elásticos a outro patamar. Para além dos materiais de sempre, tesoura, linhas, alfinetes, máquina de costura, precisamos apenas de algumas tiras de tecido e, claro, um elástico.

Todas as medidas e passo a passo estão no vídeo. Só precisamos de ficar atentos às instruções e aos gestos da Andreia Damas da retrosaria Bolo de Pano e dar ao pedal na máquina. Num instante temos o um scrunchie feito por nós, ideal para oferecer ou usar nos dias mais quentes.

O «corta e cose» começa… agora.

 

1.º PREPARAR OS TECIDOS

Adaptar os materiais às medidas:

  • 1 tira de tecido com 60 cm x 8 cm

  • 1 tira de tecido arredondada nas pontas com 80 cm x 8 cm

  • 1 elástico de 30 cm

2.º COSER AS TIRAS

Começamos por fazer uma bainha nas extremidades do tecido. Depois, dobramos ao meio e cosemos do avesso, seguindo o comprimento. Para já, as extremidades ficar abertas.  

3.º PASSAR O ELÁSTICO

Com a ajuda de um alfinete de ama, viramos o tecido do direito e passamos o elástico pelo interior. Franzimos o tecido ao máximo e damos um nós nas pontas do elástico.  

4.º FECHAR O SCRUNCHIE

Temos o cuidado de esconder o elástico e sobrepomos o tecido. De seguida, damos um ponto em cada extremidade para fechar o scrunchie. Depois, basta dobrar o segundo tecido ao meio e alfinetar 

5.º ÚLTIMOS RETOQUES

Tornamos a coser a todo o comprimento, deixando 4 dedos de abertura ao meio, para conseguirmos virar. Cosemos também a abertura rente à margem. Por último, passamos a fita pelo scrunchie em cima da costura e damos dois nós.

Perfeito! Já podemos prender o cabelo num apanhado. ?

Partilhar

Gostaram deste artigo?