Ver todos os artigos agenda
29
Qua Abr
a 30
Qui Abr
2020

Dia Mundial da Dança

Publicado a 28 Abril, 2020
Dia Mundial da Dança

Dia Mundial da Dança. Ideias (e uma playlist) para transformar a sala numa pista

Este ano, o Dia Mundial da Dança, celebrado a 29 de abril, está mais caseiro, mas não é por isso que perdemos o ritmo. No Alegro, estamos atentos a várias iniciativas organizadas online e preparados para assinalar a data ao som uma playlist bem dançável no Spotify do Alegro.

Abrimos a pista de dança com a nossa playlist Aqui Agora Em Casa. O êxito “Dance Monkey”, de Tones and I, dá o mote logo seguido pela música “Talvez se eu dançasse”, de Miguel Araújo. Pés de pluma ou pés de chumbo, esta lista só pede movimentos livres.

Com o aquecimento feito no Spotify do Alegro, as celebrações do Dia Mundial da Dança continuam, mesmo que à distância. Apesar do período de isolamento que atravessamos, várias companhias e entidades ligadas à dança organizam iniciativas nas suas plataformas digitais. ?? Destaque para:

  • a Companhia Nacional de Bailado (CNB), com espetáculos, lançamentos, entrevistas, e atividades para crianças, no âmbito da programação #FicarEmCasaNaNossaCompanhia;

  • A Culturgest, com a transmissão em streaming da peça coreográfica "Cesena” (Grande Prémio da Dança de Montreal), da belga Anne Teresa de Keersmaeker, às 21h no Facebook e no Youtube.

  • a Companhia de Dança de Almada, com a divulgação de vídeos e atividades online, nomeadamente uma aula aberta de dança contemporânea, dirigida por Vaclav Kunes;

  • A associação Artemrede, que vai exibir o espetáculo “Vale", de Madalena Victorino, seguido pelo documentário "Água", de Eva Ângelo, em streaming, pelas 15:00, nos canais de Youtube e Facebook.


Os fãs de festivais, ainda que em casa, podem contar com algumas iniciativas que prometem pôr todos as mexer e celebrar o melhor da dança à distância:

  • Festival Dança Portugal, com aulas, palestras, debates, sessões de música, mostras coreográficas e espetáculos através das redes sociais;

  • 1º Festival de Dança Online Millennium BCP, que um total de 14 espetáculos da Online Dance Company, serão disponibilizados nas redessociais do bailarino Cifrão;

  • Festival Dias da Dança, com a com a transmissão do espetáculo “Brother”, de Marco da Silva Ferreira, no dia 29 de abril, às 21h00, na página de Facebook do Teatro Municipal do Porto.


Pssst… sabiam que?

O Dia Mundial da Dança foi criado pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO em 1982. Celebra-se a 29 de Abril por ser a data de nascimento de um dos maiores bailarinos de sempre: Jean-Georges Noverre (1727-1810), pioneiro da dança moderna, conhecido como “o Shakespeare do Ballet”.

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Eventos relacionados