AJUDAR ESTÁ-NOS NO SANGUE🩸

No dia 07 de abril, entre as 15h00 e as 19h30, o Alegro Sintra recebe uma ação solidária em parceria com a Associação de Dadores de Sangue de Sintra.

A iniciativa vai decorrer no Piso 1, Green Mall, onde todos os que queiram fazer a diferença serão recebidos num ambiente confortável e acessível.

Esta ação tem como objetivo sensibilizar a comunidade e facilitar o acesso à dádiva de sangue, num espaço seguro, acolhedor e familiar.

COMO FUNCIONA A DÁDIVA DE SANGUE?

O processo é simples, seguro e dividido em 4 momentos essenciais:

  1. 📝 Inscrição
    Um administrativo recolhe ou valida os dados do dador no sistema e dá início ao processo.
  2. 👨‍⚕️ Triagem médica
    Uma breve “consulta” com um médico para verificar alguns dados de saúde como pressão arterial e glicémia, garantindo que o dador está em condições de doar.
  3. 🩸 Recolha de sangue
    Caso esteja tudo em ordem, realiza-se a colheita de sangue com todo o cuidado e profissionalismo.
  4. 🥪 Refeição pós-dádiva
    Um pequeno lanche para repor líquidos e verificar se o dador se encontra bem após o gesto solidário.

❤️ Porque é importante dar sangue?

  • Salva vidas todos os dias: Uma única dádiva pode ajudar até três pessoas em situações críticas.
  • Não se fabrica: O sangue não pode ser produzido artificialmente (só pode ser doado).
  • É rápido e seguro: O processo é simples, controlado e realizado por profissionais de saúde.
  • Ajuda em emergências: Acidentes, cirurgias, partos e doenças graves dependem de reservas de sangue.
  • É um gesto de cidadania: Doar sangue é contribuir para uma sociedade mais solidária e preparada.