Ver todos os artigos Let´s Talk

Lifestyle

Alegro Meia Maratona de Setúbal. Quem corre por gosto não cansa (tanto)

1 Maio, 2019 Alegro

Para somar quilómetros em passado de corrida, há erros a evitar e estratégias a seguir até cruzar a meta. A pensar nos participantes da Alegro Meia Maratona de Setúbal, preparamos algumas dicas para sobreviver aos percursos. A 4 e 5 de maio, aquecer não basta; é preciso correr.  

Treinar, equipar, ir!

Atenção: só porque decidiram inscrever-se na meia maratona este ano, não significa que estejam automaticamente preparados para cruzar a meta.  Até os atletas profissionais, com uma forma física invejável, treinam com meses de antecedência para provas deste tipo. Outro ponto a ter em conta é o equipamento adequado. As lojas do Alegro Setúbal são um bom ponto de partida, caso ainda esteja à procura de uns calções ou T-shirt para o grande dia.

Devagar se vai ao pódio

Nós entendemos: é normal que queriam começar em grande. O potencial para as publicações nas redes sociais é tremendo. Afinal, quem nunca pensar gabar-se aos amigos de ter completado uma meia maratona? Contudo, convém lembrar que as provas de distâncias inferiores podem ser o trajeto mais adequado. A Corrida das Famílias, com 5.5 Km, merece uma oportunidade.  

A hidratação é boa companheira

Qualquer maratonista é um perdido de amores d’água fresca. Beber muita água é um ótimo princípio, mas não se deixem guiar só por isso. Apesar de ser uma excelente fonte de hidratação, há outras opções. Podemos impulsionar o hábito de beber água ao juntar algumas bebidas desportivas à rotina. Ricas em sais minerais e carboidratos, estas bebidas dão uma reforçam o processo de reidratação tantos nos treinos como durante a prova.  

Pelos caminhos da Meia Maratona

Ninguém quer ser aquela pessoa que nem sequer olhou para o mapa antes de começar a corrida. O percurso da Alegro Meia Maratona de Setúbal está disponível e deve ser consultado antes da prova. É evidente que podemos sempre contar com as marcas a indicar o caminho e com a ajuda de outros corredores. Contudo, se queremos chegar aos prémios, a mínima distração pode prejudicar a performance. O percurso deve fazer parte estratégia, confiem.  

Inspira. Expira. Insiste.

Na corrida, como na vida, é tudo uma questão de ritmo. Um dos erros mais comuns nas maratonas é a má gestão das energias. Num mundo perfeito, conseguimos gerir a intensidade do esforço ao longo do percurso, já que o pior que pode acontecer é ficarmos sem forças logo nos primeiros quilómetros. Nada como poupar nos gastos energéticos. Se o objetivo é chegar à meta, não precisamos de dar tudo – mas tudo mesmo – logo nos primeiros minutos.  

Estamos em contagem decrescente para a Alegro Meia Maratona de Setúbal. Nos dias 4 e 5 de maio, quem corre por gosto não cansa. Ou assim esperamos nós!  

Partilhar

Gostou deste artigo?

Artigos Relacionados