Ver todos os artigos Let´s Talk

Culinária

Alimentos Essenciais Para Manter um Bronzeado Perfeito e Saudável

9 Agosto, 2017 Célio Cruz

Verão é sinónimo de férias, de calor e de dias longos com muito sol. Muitos são os que aproveitam para dar uns mergulhos na piscina ou então para rumar até às praias, aproveitando para carregar baterias e passar tempo de qualidade em família. Em simultâneo, aumenta a vontade de ganhar aquela corzinha especial, o “bronzeado dourado e perfeito” que todos queremos manter por mais uns meses, após o Verão.
Antes de mais, alertar para o facto que já todos conhecem. Não são as longas horas de exposição solar que nos darão o bronzeado perfeito. Bem pelo contrário, uma vez que essa prática é prejudicial para a nossa saúde, aumentando assim o risco de cancro de pele.

Então, como é possível criar e manter um bronzeado perfeito?!

Para além do uso indispensável de um protector solar adequado a cada tipo de pele e da exposição correcta e progressiva ao sol, existe um outro factor bastante relevante e que faz parte do nosso dia-a-dia, a alimentação. Ao optarmos por uma alimentação saudável, escolhendo alguns alimentos em detrimento de outros, não só estamos a dar um tom perfeito à nossa pele como ainda estimulamos o bronzeado de forma natural. Paralelamente, manter a pele bem hidratada também vai ajudar. Para tal, devemos beber muita água e usar cremes hidratantes.

Alimentos ricos em betacaroteno, o pigmento natural existente em algumas plantas, auxiliam na produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da nossa pele. Os betacarotenos são precursores de vitamina A que estimulam naturalmente a produção de melanina e, ao mesmo tempo, são antioxidantes que irão proteger as nossas células dos raios solares prevenindo dessa forma o envelhecimento da pele pela exposição solar.
Algumas frutas e legumes de cor alaranjada, como as cenouras, a batata doce, a abóbora, a manga, a laranja ou a papaia são ricas em betacarotenos.

Também os vegetais de cor verde escura, como os brócolos, a rúcula, os espinafres ou o agrião irão contribuir para um tom de pele bronzeado. Existem ainda outros alimentos essenciais para manter um bronzeado saudável, como a beterraba, o tomate, a gema de ovo, amêndoas e sementes de girassol, entre outros.

Todos estes alimentos que favorecem um bronzeado saudável podem ser consumidos de forma natural e saudável, quer seja em saladas, sopas, sumos ou batidos. Aqui, dou especial destaque à beterraba, à laranja e ao agrião que juntos resultam numa deliciosa salada, perfeita para levar para a praia ou então para aqueles dias de preguiça em que não apetece cozinhar.

Receita saudável para manter um bronzeado perfeito

Salada de Beterraba, Laranja e Feta


Ingredientes:
2 laranjas
150 g de folhas de agrião (ou rúcula)
8 beterrabas pequenas (ou 2 grandes), cozidas
100 g de queijo Feta
sumo de 1 laranja
1 c. (sopa) de azeite
1 c. (sopa) de mel
1 c. (sopa) de vinagre
1 c. (sopa) de mostarda em grão
50 g de pinhões tostados

Preparação:
1 . Descasque as laranjas e corte-as em rodelas finas. Disponha as rodelas numa taça ou prato fundo e sobre estas faça uma “cama” com as folhas de agrião.
2 . Corte as beterrabas em rodelas e distribua por cima do agrião. Esfarele o queijo Feta e espalhe pela salada.
3 . Dentro de um frasco coloque o sumo de laranja, o azeite, o mel, o vinagre e a mostrada em grão e agite durante alguns segundos. Regue a salada com este molho e finalize com pinhões tostados.

Artigos Relacionados