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Benefícios de correr: físicos e psicológicos!

11 Maio, 2017 Bloggers Convidados

O tema deste mês é a corrida! Ainda que começar a correr e a as experiencias dos primeiros treinos possam ser dolorosas [não vos vou mentir, cansam], é importante encararmos este esforço como o início de um processo. Interessa ter uma visão panorâmica e pensar a longo prazo: passada a fase inicial [que passa rápido - juro!], correr é um escudo que nos protege, que nos faz sentir bem e que só traz benefícios. É sobre isso que vos falo hoje.

Benefícios de correr: aspetos físicos

Comecemos pelo óbvio: correr emagrece. A corrida é, de facto, uma das atividades desportivas mais completas e que mais promovem o emagrecimento pelo gasto calórico. Juntamos a isto, o facto de estarmos a solicitar vários músculos do corpo. Ou seja, além da perda de gordura, ficamos com uns músculos mais bonitos e salientes [atenção, porque é essencial conjugar com algum trabalho de musculação].

Um outro aspeto fundamental é o fortalecimento do sistema cardio-respiratório.
Ao desenvolvermos esta componente, além de conseguirmos correr mais, tornamo-nos capazes de enfrentar com muito mais facilidade situações do dia-a-dia: subimos lances de escadas sem problemas, conseguimos carregar sacos ou trazer os miúdos ao colo ou às cavalitas sem sofrer.

 

Estes são os benefícios físicos de correr, mas também podemos falar dos psicológicos e emocionais. Esses são, para mim, os mais importantes. Senti-os na pele.

Benefícios de correr: aspetos psicológicos e emocionais

A corrida salvou-me. Devolveu-me tempo. Todos os quilómetros que corri corresponderam a várias sessões de psicanálise. O som da minha passada e da minha respiração acompanharam várias arrumações, mais ou menos dolorosas, daquilo que estava perdido e desalinhado na minha cabeça. Era e é o meu momento.

 

Usei muitos dos quilómetros que corri para fechar assuntos pendentes, carente de momentos existencialista, com muitos porquês e respostas adiadas. Aprender a conversar comigo foi a maior conquista de começar a correr.

 

A corrida é, de facto, uma forte arma anti-depressão, anti-sentimentos tóxicos. É um momento em que estamos connosco e nos organizamos.
O treino pode ser cansativo, mas a satisfação que sentimos posteriormente compensa muito - são as hormonas da felicidade a entrarem em acção. E, no final do dia, na hora de dormir, temos um sono mais tranquilo e profundo.

Este artigo foi produzido em exclusivo para o Alegro pela Catarina Beato do Blog Dias de uma Princesa

 
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